Pavio longo — Provérbios 14:17

Harold Schultz Neto
Neemias.org
Published in
2 min readApr 14, 2018

Esta série é uma tentativa de transmitir aos leitores os aprendizados que eu tenho tido ao ler 1 capítulo de Provérbios por dia, hábito que recomendo à todos.

Há mais de 20 anos Daniel Goleman escreveria Inteligência Emocional livro que seria um marco na história da psicologia e do desenvolvimento pessoal. O livro aborda o controle das emoções e apresentava essa capacidade como um novo tipo de inteligência.

Interessante que apesar do hype na época ainda assim até hoje ouvimos histórias de assédios de chefes, CEOs que arremessam cadeiras em reuniões e ambientes de trabalho destrutivos. Sempre que me deparo com este tipo de situação me pergunto “o que se ganha com esta atitude?”. Como diz no texto o baixo controle emocional leva a pessoa a fazer coisas tolas, pra que então?

O próprio Goleman mais tarde proporia estilos de liderança baseados em estados emocionais e estes estilos de comando e coerção seriam listados como negativos para a equipe.

O controle emocional é uma habilidade que requer muito treino e não é fácil, porém cada vez mais importante e demandada pelos novos modelos de gestão. Mas novamente o que mais me impressiona é que isso já era uma habilidade admirada há 3000 anos atrás elevando a pessoa há um nível de sábio. Precisamos de mais sábios nos nossos negócios.

Qual tamanho do seu pavio? Aproveite o link e faça uma auto-avaliação: qual estilo de liderança é mais comum em você?

--

--