Pensamento Combinatório — Provérbios 8:9
Esta série é uma tentativa de transmitir aos leitores os aprendizados que eu tenho tido ao ler 1 capítulo de Provérbios por dia, hábito que recomendo à todos
Eu lembro que na época da faculdade haviam matérias que pareciam impossíveis! E no período seguinte onde fazia a aplicação da matéria em outra tudo parecia tão óbvio! Sempre tive dificuldade em entender o por que disso, talvez por ser o primeiro contato com um novo aprendizado, ou simplesmente por não ter tido a compreensão à época e só vir à realização posteriormente.
Mas lembro também que os colegas mais inteligentes, aqueles que só tiravam 10, eram assim em todas as matérias, não em uma ou outra. Parecia que sabiam ou entendiam de tudo.
Mais tarde na minha vida profissional as pessoas que mais admiro também são assim. Falam de todo assunto, e entendem bem de tudo. Talvez a teoria da combinatividade (do Murilo Gun) tenha a ver com isso. Quanto mais se conecta diferentes assuntos maior a criatividade e mais fácil fica de entender variados assuntos.
E apesar de parecer uma teoria nova (e de antes do Murilo Gun) está aí Provérbios para desmistificar isso novamente. Imagino que na época do Rei Salomão ele tinha conselheiros, e alguns entendiam tudo com clareza, provavelmente conversavam com mais pessoas, se envolviam em diferentes assuntos e assim estavam bem-informados por isso era mais fácil entender as coisas.
Tento manter esse pensamento vivo comigo, aprendendo de várias fontes diferentes, lendo sobre várias áreas e só posso dizer que tem me feito bem! Sugiro seguir mais este bom conselho!
Você tem visto as coisas com clareza? Qual área que você não sabe nada e poderia beneficiar seu aprendizado?