Planejamento bem pensado — Provérbios 4:26

Harold Schultz Neto
Neemias.org
Published in
2 min readMay 5, 2018

Esta série é uma tentativa de transmitir aos leitores os aprendizados que eu tenho tido ao ler 1 capítulo de Provérbios por dia, hábito que recomendo à todos

Já falei antes aqui sobre a obsessão do fazer que vivemos nos dias de hoje. Alguns métodos que tem excesso de marketing associados se tornam tão famosos que viram uma certa religião dentro das empresas. E muitas acreditam que devem adota-lo somente pelo hype e nem levam em consideração seu contexto, cultura e correlação com o tema.

Ainda mais no Brasil é muito perigoso seguir de olhos fechados essa trilha do planejar menos e fazer mais, pois nunca fomos bons em planejar. Na verdade, sempre fomos do fazer e não planejar nada, aí falta budget, não tem venda, mercado muda muito rápido e por aí vai.

Por isso gosto tanto deste texto, primeiro devemos começar pensando e muito! Não é sair fazendo, é pensar no que se vai fazer, e pensar é outra característica que está em falta no nosso mundo hoje em dia. Achamos que pensamos mas vivemos a maior parte da vida no automático. Pensar, filosofar, refletir, criar, tudo isso vai fazer muita diferença em tudo que você faz.

E o texto termina afirmando que tudo o que fazemos são planos! No momento que pensamos nele já estamos planejando, mas não confie apenas na cabeça, escreva, anote, revise, peça opiniões. Uma coisa é um plano de verdade outra coisa é uma ideia flutuando na cabeça. Interessante que o autor entende naturalmente que fazemos planos, mas será mesmo?

Já fez seu planejamento anual? Tem pensado profundamente em seus planos?

--

--