Pró-ativo — Provérbios 11:16

Harold Schultz Neto
Neemias.org
Published in
2 min readApr 12, 2018

Esta série é uma tentativa de transmitir aos leitores os aprendizados que eu tenho tido ao ler 1 capítulo de Provérbios por dia, hábito que recomendo à todos.

A pro-atividade segundo Covey é um dos hábitos que leva à eficácia, neste texto é fácil entender o porquê.

Dificilmente você vai ver pessoas ocupando altos cargos ou criando negócios com uma atitude passiva, morna ou preguiçosa usando a referência bíblica. Essas pessoas normalmente tem uma clareza de objetivo que as leva à ter uma ética de trabalho acima da média.

Percebo também que a iniciativa é a pedra fundamental do empreendedorismo, pois o empreendedor não tem ninguém para lhe dizer o que fazer. Ele é o gerador da visão então ele mesmo tem que ser o gerador da ação. Sem iniciativa o empreendedor não tem trabalho, vendas, relacionamentos.

Acredito que hábitos como este deveriam ser trabalhados desde o início da nossa educação e o próprio modelo ultrapassado que ainda temos não nos ajuda, pois temos alguém para nos dizer o que fazer em cada etapa da vida, gerando pouca ou nenhuma intenção para uma ação própria ou única.

No final a minha entrega e iniciativa é o que vai gerar valor para aqueles à minha volta e aí como já falado a riqueza se tornará uma consequência.

Qual seu grau de pro-atividade? Suas ações estão mais passivas (vindas de outros) ou ativas?

--

--