Quociente Emocional — Provérbios 15:18

Harold Schultz Neto
Neemias.org
Published in
2 min readJul 16, 2018

Esta série é uma tentativa de transmitir aos leitores os aprendizados que eu tenho tido ao ler 1 capítulo de Provérbios por dia, hábito que recomendo à todos.

Nunca vou esquecer de um momento na minha carreira quando estava tendo a fatídica reunião bilateral, e minha chefe na época comentou “você é o ponto de equilíbrio da nossa equipe”. Eu fiquei tipo wow, e perguntei por que, ela respondeu que eu era fácil de lidar, que sabia me movimentar entre meus colegas e era muito paciente. Anos antes a primeira chefe que tive durante um estágio falara a mesma coisa “você é muito calminho”.

Isso tudo foi bem antes de começar a ler Provérbios e versículos como o de hoje, que só reforçaram esta postura que preservo. Sempre tive dificuldades de encarar e entender acessos de raiva e respostas exaltadas. Achava ainda pior que nas empresas que trabalhei parece que isso era o mais valorizado. Olhava para o topo da cadeia e as pessoas lá estavam o tempo todo berrando e forçando emocionalmente os outros.

Não existe vantagem nenhuma nas reações extremadas, talvez por isso a Inteligência Emocional tenha ganhado tanto espaço após o livro do Goleman. O controle das emoções é uma dádiva, ajuda a evitar problemas no presente e no futuro, traz a paz e ajuda a pessoa a gerar empatia. Pior é ler gente ainda hoje dizendo que é uma grande bobagem 😞.

Esse texto me ajuda a reforçar que estou no caminho certo, apesar de parecer que o caminho do sucesso anda na contramão. Mas aí depende por qual medida de sucesso estou me analisando.

Reflita se a sua medida de sucesso é a que você acredita ou a que parece a norma da sociedade. Depois não esqueça de quebrar as normas. E aí pergunte-se, sou paciente? Trago comigo a paz?

PS: Inteligência Emocional de Daniel Goleman lançado em 1995 foi um marco, lembro que minha mãe estava prestes a se formar em Psicologia e este livro era bam bam bam da época. Vale a pena ler, e fico pensando se não foi a leitura precoce que me ajudou.

--

--