Servir a Deus = Movimento

Harold Schultz Neto
Neemias.org
Published in
6 min readJan 30, 2023

Se você nunca se mudou para um lugar diferente (casa, cidade, país), há algo errado com sua compreensão do chamado de Deus para nós.

Você está pronto para uma Aventura?

Tudo começa com o movimento

Quando voltei dos EUA para o Brasil fui entrevistado por um pastor para um programa de rádio e ele citou: “você parece aquele versículo ‘o homem santo é como o vento, você nunca sabe de onde vem ou para onde vai’ ”. Na época parecia uma piada e nós rimos muito, mas então percebi, e comecei a estudar a Bíblia cada vez mais, e quanto mais eu cavava, mais claro ficava: o movimento geográfico é um princípio bíblico!
Vamos mergulhar juntos.

Mas primeiro, vamos apimentar as coisas com um pouco de ciência.

Está provado que o Universo está em constante expansão. A água está sempre se movendo das fontes, os pássaros estão voando a maior parte do tempo. No gif abaixo, você pode ver como nosso Sistema Solar realmente funciona…Movimento!

Bem diferente do que aprendíamos na escola

Num aspecto mais esotérico, com o avanço dos estudos da Física Quântica, cada vez mais especialistas entendem que as vibrações sonoras têm um papel fundamental na criação do universo (teoria das cordas). O que não é novidade para nós, já que Deus falou da criação!

Como você deve se lembrar das aulas de física básica, desde que as ondas sonoras tenham energia, elas continuam se movendo. Pessoalmente, acredito que esse seja um dos significados da citação de Jesus “meu Pai trabalha até hoje”. Sua Voz continua a reverberar por todo o universo, fazendo-o se expandir e se mover. Estrelas e galáxias nunca param, é o fluxo contínuo da criação da voz de Deus. Curiosamente, todos os milagres de Jesus aconteceram por meio da fala.

Voz, Criação, Movimento.

O que acontece quando você para

É bastante óbvio que o movimento é importante quando ouvimos a história de Abraão, uma das citações mais famosas da Bíblia: “deixe sua terra e a sua parentela”.

Mas não começa por aí. Como a Terra foi reiniciada com Noé, ele não parou a arca no mesmo lugar em que havia começado. A Bíblia não localiza claramente onde começa a jornada de Noé, mas dá uma localização clara de onde ela chegou, e acredito que esse seja o aspecto chave do Movimento: DESTINO. A partir do destino de Noé, toda a Terra foi repovoada. Do destino de Abraão, surgiu o povo de Deus. E dessas pessoas corajosas, o movimento se tornou um elemento básico para servir a Deus.

Agora dê uma olhada em Abraão, você percebeu que o pai de Abraão estava em movimento antes dele? De repente, ele parou. Não tão de repente, seu outro filho havia morrido. Mas ele parou, e uma vez que ele parou, Deus precisou de outra pessoa para se mover.

Na natureza, o Mar Morto é um grande exemplo, a água para ali, e por conta disso nada vive, nada floresce.

Lindo, porém morto

Fala sério, voltando para a ciência e vai ouvir que uma das primeiras recomendações do médico para qualquer coisa que você esteja sentindo é esta: mexa-se.

Dê uma olhada em Salomão. Seu pai estava em constante movimento, indo para as batalhas, fugindo de perseguições e conquistando terras. Um homem segundo o coração de Deus (talvez seja hora de reformular esse significado, certo?). Quanto a Salomão, ele fez grandes coisas, ali, no mesmo lugar. Não há histórias sobre as viagens de Salomão, mas muitas histórias sobre pessoas indo até ele. Seu final? Terrível. Seu Legado? Destrutivo. Um rei “Mar Morto”. (Apesar de suas grandes realizações no início de seu reino, não se esqueça que a Bíblia afirma que “os finais são melhores do que os começos”).

Nunca havia percebido como o Davi de Michelangelo era enorme!

Você é um tomador de risco?

Agora vamos contextualizar. Abrãao é uma das primeiras gerações de pessoas na Terra após a reinicialização de Noé. Talvez não houvesse sequer comunicação escrita disponível, muito menos um mapa. Então imagine a cena e comece a criar a imagem em sua cabeça:

  • Você está no Oriente Médio, uma terra quase deserta;
  • Sem mapas;
  • Nenhuma notícia;
  • Sem GPS ou Smartphones ou Google Maps;
  • Sem Airbnb, Booking ou Uber

De repente, uma voz diz “deixe sua família para um lugar que vou te mostrar”. Você iria? Honestamente? Não é de admirar, ele é o pai da fé.

É sempre fascinante para mim o risco que ele concordou em correr. Pense nisso. Provavelmente não havia notícias sobre a Jóia do Nilo, região frutífera onde ele poderia se estabelecer. Tudo o que ele podia ver era o deserto. Mas ele se movimentou.

E não é só Abraão, lembre-se de Neemias, ele ouviu falar da terra destruída e decidiu se movimentar. Moisés, ele ouviu um arbusto dizendo que ele deveria enfrentar o maior reino de seu tempo, e ele se moveu. Daniel, Paulo e muitos outros na Bíblia, eles ouviram, eles se moveram. E esse movimento tinha um enorme risco associado.

Você vê, todos eles eram tomadores de risco e “movimentadores”. Eles nunca pararam, e os poucos que pararam, falharam.
E você?

Força! Coragem!

Em algum momento da minha vida eu estava lutando procurando uma resposta para muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e uma das coisas pelas quais eu orava era entender o que significava a paternidade de Deus. Um dia ficou claro que eu deveria ler Josué 1. Parecia estranho, já que Josué é um livro tão voltado para a guerra.

Vem com Josué lutar em Jericó?

Minha surpresa quando cheguei ao versículo 2, Deus falando: “Moisés está morto. Vá em frente.” Uau movimento! Assim como aconteceu com Abraão e Moisés antes dele, Deus estava disposto a mostrar sua paternidade por meio do movimento de seu servo. Isso deve nos fazer refletir sobre onde estão nossas vidas no momento. Estamos nos movendo e proporcionando um espaço para Deus aparecer?

O segundo aprendizado, e mais comumente ensinado, é “Estou dando a você cada terreno que pisar. É todo seu.” A pergunta novamente: estou pisando em um novo território? Onde então Deus pode usar minha geolocalização para se mostrar?

A terceira aprendizagem, e a que senti mais relacionada com a paternidade: “Estarei contigo. Eu não vou desistir de você; Eu não vou deixar você.” Não tenho certeza se podemos aceitar esta mensagem para nós mesmos, mas quando ouço que Deus é nosso Pai, adoraria saber que meu Pai estará ao meu lado o tempo todo. Então a pergunta para nós é esta: se nosso Deus Poderoso está sempre conosco, por que paramos?

Por fim, o quarto e último aprendizado foi este, repetido ao longo do livro: “Força! Coragem!” Veja bem, ao contrário da crença popular, não foi Deus que deu força e coragem a Josué, mas sim que ele deveria possuí-la. Só o fato de Deus dizer que estava com ele, ele era obrigado a ter ambos! Mas era sobre ele, não uma fonte mágica de poder, ele próprio deveria ser forte e corajoso. Você está mostrando força e coragem?

Como podemos ver, em toda a Bíblia o MOVIMENTO é uma marca registrada dos grandes heróis de Deus. Portanto, minha pergunta final para você (e para mim, é claro) é esta: você está se movimentando?

--

--