Seu círculo é sua média — Provérbios 13:20

Harold Schultz Neto
Neemias.org
Published in
2 min readMay 14, 2018

Esta série é uma tentativa de transmitir aos leitores os aprendizados que eu tenho tido ao ler 1 capítulo de Provérbios por dia, hábito que recomendo à todos

Este texto lembra-me o ditado “diga-me com quem andas e te direi quem és”. Um clássico usado pelas nossas mães para evitarmos as más companhias.

Tem uma adaptação de ambos os textos que gosto muito “você é média das 5 pessoas com quem mais convive”. Essa frase do Jim Rohn considero muito impactante pois coloca em perspectiva quantificável o impacto que as pessoas ao nosso redor tem em nossa vida. Quando você mentaliza estes números e começa a prestar atenção em quem são as pessoas ao seu redor, você começa a perceber quem você tem se tornado. Acho mais fácil perceber isso com os números.

Percebi isso ao longo da minha vida, os momentos de maior sucesso em várias áreas da minha vida foram também os momentos em que estive rodeado das melhores pessoas. Lembro quando entrei para minha pós-gradução, haviam passado-se anos que não entrava em uma sala de aula e convivia apenas com as pessoas do meu trabalho. A maioria delas torcia pela sexta-feira chegar logo e faziam bolão quando a Mega-sena acumulava, atitudes que mostram o quanto queriam livrar-se do que faziam. Obviamente eu não era muito diferente, e mantinha meu Linkedin atualizado na esperança de uma nova oportunidade.

Já na pós encontrei muitos empreendedores e gestores de alto escalão, todos como uma fome de vencer, num ambiente de ricas trocas de conhecimento. Logo ia me moldando, retomando o amor pela leitura e os estudos, buscando caminhos para empreender e conectando-me com outros como aqueles. Não tardaria para seguir meu próprio caminho, escrever meu blog e produzir meu podcast, conectar-me com mais pessoas do mesmo escalão e ver minha vida profissional crescer e ter abundância.

Acho este um dos Provérbios mais impactantes de todos e mais fácil de sentir na própria vida. Minha recomendação é que o siga de olhos fechados, conecte-se à pessoas sábias e sua vida mudará.

Quem são as 5 pessoas com quem você mais convive? Valem à pena?

--

--