Como tornar as videochamadas mais dinâmicas e participativas?

Bernardo Gontijo
Nov 2, 2019 · 3 min read

As videochamadas ganham cada vez mais espaço. Sejam conversas pessoais, de negócios ou voltadas à área educacional, essa ferramenta tornou-se algo indispensável no mundo moderno. Mas, em determinadas situações, é preciso entender como as videochamadas podem ser mais dinâmicas e participativas, de ponta a ponta.

Isso porque, muitas vezes, algumas pessoas utilizam apenas esse meio de comunicação de forma direta e “crua”, sem explorar as potencialidades que possui. Quer saber como tornar as videochamadas mais dinâmicas e participativas?

Image for post
Image for post

Softwares profissionais

Os aplicativos do seu celular ou computador já possuem videochamadas. Contudo, elas podem ter poucas funcionalidades para deixar a conversa dinâmica e participativa. Para o ambiente de negócios e a área educacional, são necessários softwares profissionais que dão mais opções aos dois lados da conversa.

Além de possuírem módulos específicos para cada tipo de videochamada, ainda permitem que os receptores da conversa possam interagir de forma ampla. Além disso, softwares de excelência não exigem instalação, apenas um produto com mais funcionalidades que vão dinamizar e aumentar a participação de quem está em frente à câmera. Saiba como a Neft pode ajudar!

Faça chamadas de vídeo externas

Um método muito eficaz de dinamizar a videochamada é fazê-la em uma área externa, ou seja, sair das quatro paredes e utilizar o fundo ambiente aberto como composição. A participação e a atenção de todos os envolvidos na chamada ampliam-se, visto que isso sai do padrão fechado que costumamos conferir.

Por exemplo: não é necessário estar no escritório ou na sala de aula para fazer a videochamada. Isso amplia as possibilidades de negócios e permite que os alunos tirem dúvidas, sem perder a qualidade da transmissão. Em conversas de curta duração — mesmo estando há milhares de quilômetros –, isso ajuda (e muito) a resolver a situação.

Utilize elementos gráficos e recursos adicionais

Quanto mais tempo uma videochamada demora, maior a propensão de quem está do outro lado perder o foco. Algo normal, mas que pode ser evitado: elementos gráficos, como fotos na tela e recursos adicionais, como quadros e outros materiais, podem dinamizar e fazer com que todos participem efetivamente.

A dica aqui é que, com a câmera posicionada ou com as funcionalidades já definidas, você alterne a atenção da pessoa que está falando para os elementos e recursos de que dispõe. A quebra de “expectativa” faz com que a atenção dos espectadores volte para algo que você deseja demonstrar.

Explore a interação

Para deixar uma videochamada mais dinâmica e participativa, você deve ser interativo. Além das dicas que citamos acima, como um software que lhe permite dinamizar as chamadas, também é necessário evitar uma conversa estática e sem movimento. Dessa forma, movimente a câmera, mostre elementos do cenário, mude a posição do vídeo.

Além disso, a movimentação da própria pessoa faz a diferença. O motivo é simples: quanto menos a câmera for o foco da atenção, mais credibilidade e naturalidade são dadas ao vídeo. As pessoas participarão mais, visto que se sentirão em uma reunião de negócios ou aula física — tudo com apenas a comunicação dinâmica, verbal e não verbal, do proponente da chamada.

Quer saber como utilizar um recurso dinâmico e participativo em videochamadas? Inscreva-se em nosso site: Neft

Neft

Videochamadas Profissionais | neft.com.br

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store