Conquiste seu cliente: 6 dicas para aprimorar seu pitch de vendas

Bernardo Gontijo
Nov 1, 2019 · 3 min read

Imagine uma cena clássica das produções hollywoodianas, na qual alguém apresenta uma grande ideia a um grupo de investidores e isso pode determinar a trajetória daquele personagem. Pois bem, essa cena é muito representada e diz respeito ao que os norte-americanos chamam de pitch, que é justamente esse momento de apresentação de uma ideia ou produto.

Trazendo para a nossa realidade, atualmente a expressão pitch de vendas se popularizou, principalmente no meio das startups. Aqui, seguimos o mesmo raciocínio, temos um conjunto de técnicas que colaboram para apresentação de um serviço, produto ou mesmo ideia, em um curto espaço de tempo, com o intuito de conquistar o cliente e realizar a venda.

Preste atenção na linguagem

A linguagem pode determinar o entendimento ou não do seu cliente, por isso, evite o abuso dos termos técnicos para que ele não se sinta confuso. Faça uma apresentação de qualidade e explique ao máximo, use palavras do ramo, porém, não abuse de palavras muito específicas, pois elas interessam mais aos profissionais do ramo.

Prepare-se para ser contrariado

É muito comum que o seu cliente venha com argumentos contra a sua ideia, ou mesmo para questionar algum detalhe que tenha ficado confuso para ele. Nesse momento, ouça o que ele tem a dizer, mostre respeito a essa opinião e apresente a sua solução para o problema.

Atenção ao tempo

A duração do seu pitch será determinada pelo seu cliente, então, procure saber quanto tempo ele tem disponível para te ouvir. Isso demonstra tanto respeito quanto organização. Não replique o estereótipo de “vendedor chato” ou “vendedor enrolado”, procure se adequar ao tempo certo, trazendo as informações importantes sem rodeios.

Use a escuta ativa

A escuta ativa é a prática de esperar o cliente falar, em caso de sugestões ou comunicação com seus acompanhantes. Nesse caso, espere todos falarem para então se pronunciar. Isso pode servir de material, inclusive, para melhorar o seu produto ou seu próprio pitch de vendas.

Apresente a solução

A ideia ou produto normalmente apresentam uma solução para o problema do cliente. Demonstre qual é a sua proposta para resolver o problema de seu cliente e deixe isso bem claro na apresentação. Apresente o problema e de que forma ele é resolvido com o seu produto.

Mostre valor e não custo

As coisas possuem um custo, por isso, apresente o seu produto como solução para um problema, e que isso tem um valor. Não atente apenas a falar de custos para o seu cliente, mas sim, apresente como um valor pelo serviço que oferece, seja produto ou ideia.

Assim, o seu pitch de vendas será eficaz e você não ficará restrito aos estereótipos de vendedor. Tenha atenção a essas dicas na hora de se reunir com um potencial cliente e terá sucesso.

A imagem que demonstrará para o seu cliente será de profissionalismo, daquele que tem o conhecimento do que está apresentando e que realmente apresenta algo que pode agregar valor.

Quer saber mais? Cadastre-se em nosso site Neft e receba mais informações.

Neft

Neft

Videochamadas Profissionais | neft.com.br

Bernardo Gontijo

Written by

Fundador da Neft.com.br

Neft

Videochamadas Profissionais | neft.com.br