Descubra como fazer um plano de captação de clientes eficaz

Bernardo Gontijo
Oct 30, 2019 · 3 min read

Captar clientes é o desafio diário de toda empresa. Acontece que o anseio por conquistar um público maior leva muitas organizações a negligenciarem o planejamento de suas ações. Sem este cuidado prévio os resultados esperados não vêm. Pensando nisto, apontaremos a seguir como fazer um plano de captação de clientes eficaz.

Comece traçando um objetivo claro e viável

Para elaborar um plano que seja realmente eficaz devemos começar pela definição de um objetivo. Ele deve ser não apenas claro, mas também viável para o seu negócio. Uma empresa de grande porte atingir 10 mil clientes por mês pode ser uma meta exequível. Dificilmente será o caso para a maioria dos negócios.

Em médio e longo prazo, contudo, pode até ser que a empresa alcance estes números. O importante é que não será algo viável de forma imediata. Quanto à clareza do objetivo, ela é importante para que possamos elaborar as estratégias de prospecção assertivamente. Estes são os passos iniciais de como fazer um plano de captação de clientes eficaz.

Conheça o seu ICP

Se você quer aprimorar o seu ciclo de vendas precisa identificar o cliente ideal. O ICP (Ideal Customer Profile) representa aquele indivíduo que mais se identifica com o seu negócio e as soluções oferecidas. Todos os objetivos traçados na etapa anterior serão executados tendo este perfil em vista.

O conhecimento sobre o consumidor deve dar origem também a uma persona: um personagem que corporifica o cliente ideal. Quando for desenvolver materiais para atração, como posts e campanhas de e-mail marketing, você abordará o que mais atrai esta pessoa imaginada.

Como fazer um plano de captação de clientes eficaz: forma de prospecção e KPIs

Defina o quanto trabalhará com prospecção ativa e passiva

Em geral os métodos para captação de clientes se dividem em duas categorias: ativos e passivos. Na primeira classificação encontram-se as estratégias de Outbound Marketing. Em outras palavras: é quando a sua empresa vai até o cliente. O objetivo é oferecer ativamente os seus produtos e serviços.

Na prospecção passiva são aplicadas estratégias de Inbound, o Marketing de Atração. A ideia é que o cliente venha até a marca e não o contrário. Para isto é necessário oferecer valor antes mesmo de vender alguma coisa. A produção de conteúdos informativos é uma forma de atingir este resultado. Vale lembrar que as duas formas de prospecção não se excluem. O que você precisa definir é o quanto investirá em cada uma delas.

Determine os KPIs que serão utilizados para avaliar a eficiência da prospecção

Para saber como fazer um plano de captação de clientes eficaz não podemos esquecer dos KPIs. Os indicadores-chave de desempenho servem para apontar o que está dando certo na sua estratégia de conversão. Métricas como a Taxa de Aquisição de Clientes e o ROI permitem que você aprimore constantemente as ações implantadas.

Ao mesmo tempo, evitam que você invista energia e dinheiro em medidas que não vão trazer resultados. Estes são os passos que explicam como fazer um plano de captação de clientes eficaz. Você quer ter acesso a mais dicas que ajudem o seu empreendimento na tarefa de conquistar o público? Então aproveite e se cadastre no site da Neft para mais informações!

Neft

Videochamadas Profissionais | neft.com.br

Neft

Videochamadas Profissionais | neft.com.br

Bernardo Gontijo

Written by

Fundador da Neft.com.br

Neft

Videochamadas Profissionais | neft.com.br