12 passos para manter uma boa relação com o cliente

Bernardo Gontijo
Dec 8, 2019 · 3 min read

Manter uma boa relação com o cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Além disso, pode ser um diferencial em relação aos concorrentes, já que nem todas as empresas dão o devido valor aos clientes.

Há empresas que pensam que basta oferecer um produto ou serviço de qualidade para concretizar a venda. No entanto, hoje o cliente está interessado na experiência como um todo, desde o momento em que ele identificou uma necessidade até o pós-venda.

Em um mundo globalizado, com excesso de informações e concorrência acirrada, aquele que entender as necessidades do cliente vai sair na frente e construir um negócio de sucesso. Neste artigo, listamos os principais passos para manter uma boa relação com o cliente. Acompanhe!

Como manter um bom relacionamento com o consumidor em 12 passos

1- Transmita confiança

A confiança é a base de qualquer relacionamento. Porém, não é algo que se obtém de repente. É preciso conquistar a confiança aos poucos, dia após dia. Se você passar confiança para o seu cliente, ele vai se sentir seguro.

2- Rapidez na resolução de problemas

Todos nós estamos sujeitos a cometer erros e ter problemas. A diferença está na forma como a sua empresa vai solucionar os problemas dos clientes. Se a empresa resolver a questão de maneira rápida, com certeza o cliente vai querer manter o relacionamento.

3- Feedback do cliente

Todo cliente gosta de ser ouvido. É preciso estar atento ao que o ele tem a dizer. Utilize o feedback como um indicador de qualidade e aproveite para fazer uma análise cuidadosa do seu negócio. Se for necessário, implemente mudanças a partir das respostas que obtiver.

4- Invista na sua reputação

Se o cliente ficar satisfeito com o atendimento recebido, as chances são altas de ele indicar o seu serviço ou produto para outras pessoas.

5- Foco no atendimento

Ofereça um atendimento de qualidade em todas as oportunidades de interação com o consumidor. Isso vai contribuir para a sua fidelização.

6- Saiba dizer não

Vamos supor que um cliente queira saber se você oferece determinado serviço. Se não estiver preparado para atender à demanda dele, o melhor é dizer não. Seja educado e explique os motivos da sua negativa.

Aproveite para oferecer outros serviços que possam interessá-lo. Dessa forma, você demonstra interesse pelo problema dele.

7- Entenda que cada cliente é único

Os clientes gostam de se sentir especiais. Dê atenção a eles e trate cada um como um ser único. Adapte sua forma de atendimento de acordo com as necessidades de cada cliente.

8- Aprende a falar a linguagem do cliente

Cuidado para não usar termos técnicos ou uma linguagem muito formal que dificulte a comunicação. Saiba fazer-se entender pelos clientes.

9- Empatia

Olhe pelo ponto de vista do consumidor. Colocar-se no lugar dele vai fazer com que você consiga entender melhor as necessidades do seu público.

10- Invista no pós-venda

O relacionamento com o cliente não termina assim que a venda é efetuada. Investir no pós-venda vai auxiliar na fidelização. Assim, quando surgir uma nova necessidade do cliente, você estará pronto para ajudá-lo.

11- Marque presença nas redes sociais

Você não precisa estar presente em todas as redes sociais. Pesquise aquelas que são mais efetivas para o seu público e aproveite para expandir os canais de comunicação com o cliente e potenciais clientes.

12- Use a tecnologia a seu favor

Aproveite os avanços tecnológicos para aprimorar o relacionamento com o cliente. Um exemplo é a utilização de softwares que permitem videochamadas. Você pode prestar consultorias, dar aulas ou fazer outros tipos de atendimento de maneira online. Isso permite que você expanda seu negócio e tenha clientes em todo o mundo

Gostou destas dicas? Então cadastre seu e-mail em nosso site.

Neft

Neft

Videochamadas Profissionais | neft.com.br

Bernardo Gontijo

Written by

Fundador da Neft.com.br

Neft

Videochamadas Profissionais | neft.com.br