Como explorar uma idéia de negócio?

você tem um idéia….e agora?

Sah. V. Lasso
Negócios e bobagens
3 min readApr 20, 2020

--

Photo by Alessandro Erbetta on Unsplash

As vezes, quando a gente menos espera vem aquela idéia … um negócio que pode dar certo…e agora?

Com a mente inspirada, é bom explorar as possibilidades…mas como? Vou dividir aqui como eu sigo em frente.

Monte uma lista

Photo by Glenn Carstens-Peters on Unsplash

Eu sou apaixonada por listas!

Sempre que tenho uma idéia, gosto de montar uma lista de idéias que são ligadas a idéia original.

Por exemplo: se minha idéia é abrir um restaurante, minha lista será:

  • tipos de restaurante
  • restaurante só de entrega/marmita
  • restaurante focado em temáticas
  • restaurante orgânico/sem glúten/para intolerantes
  • restaurante com pedidos online

e por ai vou listando tudo que vem na minha mente. Isso me ajuda a ver por ângulos que a idéia original não havia permitido antes. E talvez eu até prefira uma idéia da lista do que a idéia principal.

Google

Photo by Paweł Czerwiński on Unsplash

Adoro pesquisar coisas no Google. Minhas pesquisas vão de “pássaros tem sobrancelha” até uma pesquisa de uma idéia de negócio relacionada a biotecnologia.

A internet tem praticamente todo conhecimento do mundo e abre portas que antes eram complicadas de se abrir sozinhas. Você pode pesquisar uma idéia de negócio para descobrir se alguém já faz isso, e como essa empresa faz, e qual o modelo de negócio, pessoas que trabalham lá, possiveis parceiros…além de poder pesquisar também seu público alvo e conhece-lo melhor.

Aproveite todas as ferramentas de busca e seja sempre curioso / aberto a conhecer sobre a sua idéia.

Converse com pessoas

Photo by Brooke Cagle on Unsplash

Quando conversamos com outras pessoas sobre idéias de negócio, abrimos a possibilidade de aprender muito. Eu acredito que todo mundo tem conhecimento para dividir, todo mundo é tem o potencial de ser colaborativo e cada conversa é uma possibilidade de aprendizado.

Sou a favor de conversar com pessoas iguais a mim, pessoas extremamente diferentes, pessoas de todos os tipos! Todo mundo tem algo para acrescentar!

O foco aqui é mais explorador e para quem está bem no comecinho, bem antes de discutir prototipagem, lean startup, MVP… então a mensagem final é: aprenda e seja curioso!

--

--

Sah. V. Lasso
Negócios e bobagens

Curious and focused as a cat with a laser. Expert in jumping out from the comfort zone by doing things I´m not good at! Publishing here since Sep 20, 2017.