Nestlé pode abrir cafeterias na Europa

A expansão ocorreria por meio da rede Blue Bottle

Eduardo Cesar
negociocafe
2 min readSep 12, 2018

--

Em setembro de 2017, a Nestlé surpreendeu o mercado com a aquisição da rede norte-americana de cafeterias Blue Bottle. Um ano depois, surgem notícias de que a companhia suíça pode abrir lojas Blue Bottle na Europa.

Segundo o portal Financial Times (FT), essa possibilidade foi sugerida pelo CEO da Nestlé para a Europa, Oriente Médio e Norte da África, Marco Settembri.

Créditos: Blue Bottle

O FT apurou que o motivo seria a saturação do mercado de cafeterias gourmet nos EUA, onde já existem 33 mil estabelecimentos do tipo, cinco mil a mais do que em 2013, conforme dados da consultoria NPD Group.

A Blue Bottle é uma das maiores expoentes da chamada “terceira onda do café”, que se caracteriza por bebidas preparadas cuidadosamente, utilizando cafés especiais. Atualmente, ela conta com 50 lojas nos EUA e 10 no Japão.

Créditos: rawpixel/Unsplash

A Nestlé comprou uma participação de 68% na rede por cerca de 500 milhões de dólares. A operação foi vista como uma aposta da multinacional suíça para ter uma marca de café sofisticada e com alto potencial de crescimento.

Enquanto o consumo de cafés tradicionais está estagnado — ou aumenta pouco — na maior parte do mundo, o mercado de cafés especiais está em rápida expansão, com taxas de crescimento de dois dígitos por ano.

No entanto, o segmento de cafeterias também está perto da saturação em alguns lugares da Europa, o que pode ser um empecilho para os planos da Nestlé.

Sobre a revista

Negócio Café é uma revista digital especializada em cafeicultura, do grão à xícara. Assine gratuitamente.

Acompanhe nossas postagens no Instagram e no Facebook.

Fale com a redação: contato@negociocafe.com.br

--

--

Eduardo Cesar
negociocafe

Consultor especializado em inteligência competitiva e marketing digital