UX: por onde sua empresa deve começar?
Muito além de um bom design, UX exige uma transformação cultural. Toda a equipe precisa ter como objetivo, buscar formas de melhorar o produto ou serviço para o cliente, a todo momento.
Independente da área de atuação, do mercado ou do produto oferecido, investir na experiência do usuário trará benefícios para a empresa, pois aumentará a satisfação e a proximidade com os clientes.
O que é UX?
Para começar é preciso entender o conceito de UX - ou User Experience - e só então disseminar essa forma de pensar para todo o time. Você pode ler um pouco mais sobre isso clicando aqui.
Segundo o criador do termo, Don Norman, "User Experience é tudo relacionado a sua experiência com o produto. E talvez você nem precise estar perto do produto, você pode estar falando sobre ele para alguém”.
User Experience vai muito além de aplicativos e sites bonitos, envolve os sentimentos de uma pessoa quando utiliza um produto ou serviço. É a experiência como um todo, do início ao fim.
Imagine que você esteja comprando algo em uma loja virtual. Sua experiência vai desde o primeiro impacto que aquele produto tem sobre você, seja um anúncio ou simplesmente a forma que ele é apresentado na loja, e vai até o momento em que você o recebe na sua casa, abre a caixa e começa a usá-lo.
Preparamos algumas dicas que vão ajudar sua empresa a começar a pensar em User Experience. Confira.
1 — Entender usabilidade
A usabilidade é uma parte crucial que molda UX. É a forma satisfatória e eficiente com a qual o usuário consegue realizar as ações que deseja em determinado ambiente.
2 — Empatia e UX andam sempre juntos
Empatia é uma palavra que ganhou grande popularidade nos últimos anos. Porém, no universo de UX ela já é velha conhecida, simplesmente porque não existe UX sem empatia.
Empatia é a habilidade de se colocar no lugar de outra pessoa, para sentir o que ela sente e tentar compreender seu comportamento. UX é totalmente voltado para pessoas, para oferecer a melhor experiência, por isso empresas ou profissionais da área de UX aprendem a desenvolver a capacidade de ter empatia.
3 — Fazer pesquisa é indispensável
Ao realizar uma pesquisa, você vai conversar com o usuário e conseguir entender com mais profundidade seus objetivos, motivações e sentimentos ao ter contato com o produto.
Tomar decisões baseadas em suposições é um grande erro. Um UX Designer precisa se basear em dados todas as vezes que você for tomar uma decisão de design, levando em consideração como o usuário se sente sobre essa determinada decisão.
O profissional de UX deve entender completamente as personas, se colocar no lugar delas e tomar decisões pensando no que elas sentirão ao se deparar com o produto. É através da pesquisa que ele entende de fato qual problema que precisa ser resolvido
4 — Faça protótipos e wireframes
Para saber se uma ideia vai funcionar como deveria, você precisa fazer prototipação, que é uma versão simulada do produto final. O objetivo da criação de protótipos é testar o produto com pessoas reais, antes que ele seja produzido de fato.
Quando o usuário tem algo concreto para interagir, o feedback que ele oferece traz informações também concretas e permite que você faça todos os ajustes necessários para que o seu produto final gere experiências satisfatórias.
5 — Mude o mindset
Como melhorar a experiência do cliente? Essa pergunta deve inquietar todos os membros da equipe. Todos precisam mudar o mindset e sempre se perguntar como melhorar a jornada do seu cliente. Assim, com certeza os resultados do investimento em UX serão sentidos muito mais rapidamente.