Qual a maturidade da sua história?

Sabrina Rodrigues
Neogrid
Published in
3 min readJun 3, 2022

Nas histórias do seu usuário, assim como em muitos momentos da história da sua vida, é preciso que haja maturidade suficiente para estar pronto para dar o próximo passo.

Foi pensando nisso que, um certo dia, enquanto conversava com meu time sobre as User Stories que estávamos priorizando, falei que não considerava que uma US estivesse “madura” o suficiente para entrar em sprint. Esse não era um termo que utilizávamos até então, mas percebi que utilizá-lo tornou muito simples a comunicação. Tanto o time de Produto quanto de Desenvolvimento entendeu de primeira o que eu estava querendo dizer.

E o que eu estava querendo dizer, é que precisávamos trabalhar mais naquela história, refiná-la, questioná-la, entender seus impactos e requisitos de negócio e técnicos. Fazer isso até o ponto em que sentíssemos, como time, que tínhamos o suficiente para iniciar o desenvolvimento tendo minimizado os impedimentos e riscos.

Mas, também como nas nossas vidas, cada história pode estar em um nível diferente de maturidade, então, o próximo passo foi definir critérios para que pudéssemos comparar a maturidade entre as User Stories. Definimos então 5 níveis de maturidade, sendo eles:

1 — Inicial — Ainda é necessário se aprofundar para entender a necessidade;
2 — Compreendida — A necessidade está clara, mas ainda é preciso entender as implicações e viabilidade;
3 — Viável — Há um maior nível de certeza quanto à viabilidade, agora é necessário alinhar a solução com as partes envolvidas, definir as especificidades e os Critérios de Aceite;
4 — Especificada — Os Critérios de Aceite já estão documentados e a US pode ser estimada;
5 — Estimada — O time de desenvolvimento já estimou a US e ela já está pronta para ser alocada para desenvolvimento.

São critérios muitos simples e se demonstraram muito intuitivos. Rapidamente todo o time já estava se comunicando citando os níveis: “Essa é uma 2.”; “Essa já é uma 4.”. Expectativa alinhada rapidamente, então já podíamos discutir os próximos passos do refinamento.

A partir deste momento, introduzimos a Maturidade como parte do processo de refinamento. O nível de Maturidade foi adicionado como campo a ser preenchido em cada história no board, onde todos podem acompanhar a qualquer momento. Neste ponto, é importante dizer que todo o segredo na verdade está em facilitar a comunicação e alinhar o entendimento, tendo todo o time falando “a mesma língua” durante o refinamento.

Campo Maturidade no Board

O nível de Maturidade vem como uma informação complementar que nos ajuda tanto na priorização, demonstrando se realmente temos informações suficientes para priorizar a demanda, como também nos ajuda a construir e comunicar a nossa DoR (Definition of Ready) e a melhorar nossa comunicação como time.

Espero que possa ajudar muitos outros times por aí.

Obrigada por ler até aqui, e até mais!

--

--