Inteligência artificial vai tirar seu emprego?

Tiago Alcantara
Neoway Labs | Tech
5 min readMay 4, 2023

--

O que dizem os desenvolvedores, cientistas de dados e especialistas da empresa líder em Data Analytics e Inteligência Artificial da América Latina

Foto de Pavel Danilyuk/Pexels

É fato que ainda há muitas tarefas que exigem habilidades humanas, como: criatividade, o senso crítico e o conhecimento especializado em uma determinada área. Mesmo assim, o fascínio com ferramentas como ChatGPT e DALL-E também guarda um certo receio de IAs possam substituir as pessoas em seus empregos.

Essa não é uma discussão nova, mas é imprescindível para que fiquem mais claros quais são os limites da tecnologia e como elas podem afetar o mercado de trabalho (spoiler: o principal impacto nem deve ser “roubando empregos”).

Mas, afinal de contas, de onde surgiu a ideia de que a IA vai “roubar trabalhos”?

Basicamente, novas tecnologias já tiveram impactos grandes em outros momentos da humanidade. A revolução industrial, por exemplo, mudou bastante a vida de quem vivia no século XVIII. Alguns especialistas ainda apontam que estamos a beira de uma nova revolução, liderada justamente pela Inteligência Artificial.

Com mais de uma centena de colaboradores, o time de tecnologia da Neoway está mergulhado nos estudos sobre Inteligência Artificial, Machine Learning e seus desdobramentos possíveis.

Com tantos profissionais que vivem a área diariamente, seria um desperdício não trazê-los para essa discussão. A seguir, compilamos (com pequenas edições) as respostas para a seguinte pergunta:

Na sua visão, qual impacto que a Inteligência Artificial pode ter no mercado de trabalho?

“Inevitavelmente essas tecnologias podem substituir alguns trabalhos que fazem um tipo de trabalho mais manual. É fácil lembrar dos supermercados da Amazon que trabalham com algoritmos de imagem para identificar se você pegou algum produto na prateleira e, hoje, já nem tem mais caixas para fazer a cobrança dos produtos.

No entanto, há também tecnologias como o chatGPT, que produzem textos a partir de perguntas que podem por exemplo ser usadas para aumentar a produtividade de algumas pessoas. Mas como? Pense na vida de um estudante de mestrado que hoje precisa escrever um TCC. Hoje o trabalho de fazer a revisão da literatura pode ser facilmente automatizada pelo chatGPT.

Obviamente, o resultado final do algoritmo não será perfeito, mas já vai poupar algumas semanas do aluno que poderá focar muito mais na parte de geração de seus experimentos e conclusões.

A evolução dos algoritmos de IA, vai valorizar cada vez mais as competências criativas dos seres humanos. Aqueles que conseguirem entender os limites e aplicações das soluções de IA e combinarem com suas necessidades do dia a dia, certamente serão muito beneficiados”.

Igor Cortez, head de Data Analytics

“A IA pode impactar de maneira positiva o mercado de trabalho, automatizando processos, auxiliando na tomada de decisões e tornado algumas cadeias de processos mais eficientes. Em contra-partida pode impactar negativamente a curto prazo em relação a redução de postos de trabalho, por exemplo. A meu ver toda nova tecnologia que surge exige que o mercado se aprimore, de certa forma, e com a IA não é diferente”.

Larissa Collossi, software developer

“Acho que o receio com tecnologias novas é algo completamente normal. Pessoas sentem-se ameaçadas com automação. Além disso, pessoas sentem que não vão conseguir se atualizar. O que aconteceu na história foi que, sim, profissões deixaram de existir, mas outras foram criadas no lugar.

A IA é basicamente uma automação, assim como o Excel. Antigamente, criávamos uma educação pensando que em 15 anos, os empregos seriam os mesmos. Ninguém há 15 anos atrás pensaria que existiria profissão de youtuber, por exemplo. Acredito que a IA vai automatizar várias tarefas mecânicas, liberando tempo para atividades mais criativas”.

Manuela Almeida, cientista de dados da Neoway

Fotos de Foto de Rahul Pandit/ThisIsEngineering/Pexels

“AInteligência Artificial veio pra ficar. Acredito que no curto prazo possa impactar fortemente em áreas mais operacionais, substituindo principalmente tarefas mais repetitivas e aumentando a produtividade e padronização em tomadas de decisão, por exemplo. Por este motivo, várias funções, áreas e empresas podem ser facilmente substituídas por inteligência artificial, o que afeta a vida de milhares de pessoas”.

Keiti Baggio, customer analytics manager

“Como a IA tem a capacidade de automatizar desde tarefas rotineiras até tarefas complexas, ela vai permitir cada vez mais que as pessoas usem melhor o tempo que tem para atividades mais estratégicas.

Um exemplo é o Mídias Adversas que a gente tem aqui na Neoway, que faz uma busca por notícias negativas em minutos, enquanto uma pessoa pode levar horas, dependendo do caso”.

Luiz Manke, Machine Learning engineer

“A Inteligência Artificial pode contribuir em diversas áreas de uma empresa e com os avanços da tecnologia nos últimos anos ela está se tornando cada vez mais frequente no mercado de trabalho. O impacto da IA é positivo pois com ela é possível automatizar processos repetitivos, analisar grandes volumes de dados, realizar tarefas complexas, entre outras atividades. Tudo isso associado com rapidez e custo reduzido”.

Cintia Maia, cientista de dados

Curtiu o conteúdo? Não se esqueça de deixar seus comentários, dúvidas e compartilhar esse post nas suas redes.

Esse artigo foi desenvolvido com suporte e curadoria do Neoladies, comitê de equidade de gênero e empoderamento feminino da Neoway.

Antes de encerrar por aqui, um pedido: siga a gente por aqui e se inscreva em nosso canal do YouTube (que por sinal já tem alguns vídeos bem legais por lá) para continuar por dentro do universo Neoway :)

🚨URGENTE🚨Estamos contratando! Saiba mais sobre as vagas disponíveis no nosso perfil oficial na Gupy.

--

--