O que as pessoas (ainda) não entendem sobre Inteligência Artificial?

Tiago Alcantara
Neoway Labs | Tech
5 min readMay 31, 2023

--

O time de tecnologia da Neoway listou as confusões mais comuns quando se fala do assunto do momento

Foto: Sanket Mishra/Pexels

Poucos assuntos estão em tanta evidência no noticiário quanto as novidades mais recentes sobre Inteligência Artificial. O tema é bem amplo e vem sendo abordado de diversas maneiras: machine learning, emprego, fim do mundo, consciência das máquinas, regulamentação. São todos aspectos válidos, ainda que os recortes variem um bocado.

Antes de aprofundar a discussão, é preciso entender o básico. Afinal de contas, Inteligência Artificial não quer dizer isso daqui:

“Ex Machina”, “O Homem Bicentenário” e “O Exterminador do Futuro”: filmes que ajudaram a criar um imaginário sobre Inteligência Artificial

Acontece que existem poucos lugares com tanta gente qualificada para explicar esse conceito quanto a Neoway, uma empresa B3, que é líder em Inteligência Artificial e Data Analytics.

Na prática, IA tem mais a ver com isso aqui:

Foto: ThisIsEngineering/Pexels

Com ajuda desse time, inclusive, conseguimos mostrar que a Inteligência Artificial tem uma relação mais próxima com outros temas do que com o tal do “fim do mundo”:

Foi essa confusão que deu origem a alguns dos posts mais recentes do Neoway Labs Tech. No primeiro deles, perguntei para o time de tech da Neoway se o ChatGPT ia mesmo roubar o emprego das pessoas. Depois de respirar um pouco mais aliviado com a resposta, perguntamos o básico:

O que as pessoas interpretam errado quando a gente fala sobre Inteligência Artificial?

“Acho engraçado quando as pessoas acham que a IA terá consciência’. A IA sozinha não sentirá necessidade de criar uma música nova, um estilo de arte novo, uma linguagem de programação mais eficiente. Ela faz o que está programada para fazer. Nós que sentimos a necessidade de mudança e vamos atrás”.

  • Manuela Almeida, cientista de dados da Neoway

“Acredito que o senso comum é que a Inteligência Artificial irá substituir todo o trabalho humano, existem alguns setores onde será difícil que a IA substitua um profissional, como é o caso da área da saúde ou do entretenimento”.

  • Larissa Collossi, software developer

“Que a Inteligência Artificial vai roubar o trabalho das pessoas. Realmente a IA vai ganhar espaço em certas tarefas, porém as pessoas tem que usufruir dessas ferramentas para aumentar a produtividade. Sem contar que muitos trabalhos também podem surgir pelo crescimento da área”.

  • Luiz Manke, Machine Learning Engineer

“É muito comum empresas acharem que podem usar Inteligência Artificial, partir do zero e se tornar data driven em um mês. É um processo longo de adequação, que muitas vezes leva a ajustes operacionais e culturais, que nem sempre trazem resultados imediatos, mas que proporcionam um ganho operacional bastante elevado. Além disso, é importante destacar que é um processo contínuo, que pode ser faseado, proporcionando pequenos ganhos no curto prazo”.

  • Keiti Baggio, customer analytics manager

“A IA sempre está erroneamente associada com robôs inteligentíssimos e maquiavélicos andando por aí desenvolvendo atividades humanas e planejando controlar o mundo.

Na verdade a Inteligência Artificial é um conjunto de técnicas e algoritmos que permitem aos computadores realizarem tarefas complexas.

Ao contrário do que as pessoas pensam, a IA não vai substituir os seres humanos, ela é uma poderosa ferramenta que pode nos auxiliar a tomar melhores decisões e realizar atividades repetitivas, dando às pessoas a oportunidade de dedicarem tempo em desenvolver atividades criativas e inovadoras”.

  • Cintia Maia, cientista de dados
Foto: Mason McCall/Pexels

Basicamente, o termo Inteligência Artificial é um pouco falacioso e faz com que algumas pessoas cometam certos enganos. Quando falamos de “Inteligência”, sobretudo a inteligência humana, penso que essa inteligência é muito complexa e ainda estamos muito distantes de reproduzi-las por meio de um algoritmo.

A inteligência da “IA” refere-se muito mais a capacidade de identificar padrões em um conjunto de informações e usar esses padrões com objetivo de reconhecer esses padrões em um novo conjunto de informações. Por exemplo, essa inteligência serve para identificar o padrão de imagem de um cachorro em uma foto e com isso permite a automatização da classificação de milhares de fotos, se tem ou não tem cachorro nas fotos”.

  • Igor Cortez, head de data analytics

Curtiu o conteúdo? Não se esqueça de deixar seus comentários, dúvidas e compartilhar esse post nas suas redes.

Esse artigo foi desenvolvido com suporte e curadoria do Neoladies, comitê de equidade de gênero e empoderamento feminino da Neoway.

Antes de encerrar por aqui, um pedido: siga a gente por aqui e se inscreva em nosso canal do YouTube (que por sinal já tem alguns vídeos bem legais por lá) para continuar por dentro do universo Neoway :)

🚨URGENTE🚨Estamos contratando! Saiba mais sobre as vagas disponíveis no nosso perfil oficial na Gupy.

--

--