Review — Danna ga nani wo itteiru wakaranai ken (I can’t understand what my husband is saying)

Bonitinho e engraçado talvez sejam as melhores palavras para definir o anime Danna ga nani wo itteiru wakaranai ken.

Com 13 episódios de 3:30 minutos cada, o anime é baseado em um manga yonkoma, manga de 4 quadrinhos, online que também teve sua versão impressa.

A história gira em torno de Kaoru, uma mulher divertida e trabalhadora que passa seus dias vivendo com seu marido Hajime, um ávido otaku.

Danna ga nani wo itteiru wakaranai ken, não é apenas divertido e bonito, com muitas tiradas sobre o universo otaku no Japão, mas também é uma calorosa crítica sobre como duas pessoas tão diferentes podem lidar tão bem juntas, ainda que uma não consiga compreender tão bem a outra.

Kaoru trabalha em uma empresa, é solteira e não acreditava em se casar, isso até suas amigas encontrarem seus pares. Cada vez mais solitária, o jovem Hajime procura em um emprego no mesmo local em que trabalha. Com seu jeito peculiar e desligado, Kaoru acaba se interessando pelo rapaz. Assim ambos acabam encontrando um no outro um apoio que alegram suas vidas um tanto vazias.

Mesmo com um casamento tão improvável, ambos passam a lidar com a vida um do outro de uma maneira bastante engraçada. Kaoru trabalhando para sustentar a casa, sem compreender muitos dos jargões e costumes de seu marido, ela acaba se divertindo. Hajime, mergulhado na internet, animes e jogos, ganha dinheiro escrevendo para um blog, negando-se a sair de casa com frequência e encontrar um trabalho convencional.

A vida prossegue nessa divertida comédia que também mostra como nós crescemos e aceitamos os costumes uns dos outros. Quando Hajime consegue um emprego, Kaoru se orgulha e vê um lado “normal” de seu marido, mas ainda assim, ela não se sente confortável com um marido tão comum e super atencioso. É o jeito desligado e extrovertido dele que a fez se apaixonar, afinal de contas.

O anime também tem apresenta uma forte relação de amizade que cresce junto ao dia-a-dia de convivência. Não é por causa de costumes tão distintos, como os amigos e o irmão mais novo de Hajime, todos engajados no universo otaku, que eles não conseguem se dar super bem com as amigas de Kaoru.

Há uma forte lição de aceitação às diversidades da vida e de que, mesmo tão diferentes, as pessoas conseguem lidar umas com as outras em um âmbito de amizade muito forte, divertida e que a cada dia, por mais monótona que ela pareça, a vida pode ser uma série de descobertas que nos fazem crescer e, no caso de Hajime e Kaoru, juntos como um casal que, de tão improvável que pareçam, são extremamente felizes.

Danna ga nani wo itteiru wakaranai ken 2-sure-me

A segunda temporada do anime finalizou em Junho deste ano, e contou com o mesmo formato da temporada anterior: 13 episódios de 3:30 minutos cada.

Depois dos eventos da primeira temporada, e não vou estragar a história para vocês, já que, por ser curto, não há como falar sem trazer muitos spoilers. Contudo, como na primeira temporada, cada etapa do anime, além de enriquecer a vida dos personagens, em especial de Kaoru e Hajime, também conta diferentes fases de um relacionamento. Não apenas como marido e mulher, mas entre amigos. A distância inevitável que ocorre quando crescemos, a nostalgia dos reencontros e o quão importante é termos uma família e amigos que, ainda que o tempo passe, permanecem conosco.

Caloroso, engraçado, divertido, bonito e dinâmico. Danna ga nani wo itteiru wakaranai ken, além de todas essas pequenas e reconfortantes lições, mostra que é possível contar diversas histórias com apenas 4 quadrinhos ou 3:30 minutos, sem perder profundidade, com um imenso carisma entre os personagens e que, no fundo, traz algo que qualquer um dentro desse universo consegue facilmente se identificar.

Longe de possuir uma arte fantástica, uma trama mirabolante ou diversos apelos, o anime consegue trazer o dia-a-dia (estilo conhecido também como slice-of-life) de uma forma bastante cativante, com uma história muito simples e adulta, mas muito bem contada.

Para quem souber ler japonês os mangás estão disponíveis na página oficial do Danna ga nani wo itteiru wakaranai ken.

As duas temporadas completas podem ser assistidas pelo serviço de streaming da Crunchyroll.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.