[Review] Musaigen no Phantom World (Myriad Colors Phantom World)

Felipe Massahiro
Nerd / Articles
Published in
4 min readApr 6, 2016

Musaigen no Phantom World, ou Myriad Colors Phantom World, é um excelente exemplo de como uma história com conceito interessante acaba se tornando algo mediano.

O anime da Kyoto Animation (KyoAni como é chamado por muitas pessoas), reúne uma série de ideias interessantes, mas que acabam dispersas, resultando em uma boa história com elementos mal aproveitados.

Em Musaigen no Phantom World, um acidente em uma empresa causou a dispersão de um vírus que modificou o cérebro humano, permitindo que eles vissem seres espirituais como fantasmas e monstros. Alguns, inclusive, nasceram com poderes sobrenaturais capazes de lutar contra essas entidades.

Aprendendo a viver entre os fantasmas, essas pessoas com habilidades especiais lutam contra monstros imaginários que tentam espalhar o caos. Com essa premissa desenrola as aventuras de Haruhiko Ichijou, Koito Minase, Reina Izumi e Mai Kawakami, que formam um time dentro do clube de caçadores de fantasmas.

Parece uma história batida, até pode ser que sim, mas alguns aspectos do anime fazem com que, aparentemente, o enredo seja interessante. Por exemplo, no início dos episódios Haruhiko palestra sobre algum tema histórico ou científico aleatório, como o paradoxo do gato de Schrödinger. Em outro ele explica um pouco da história das fontes termais.

A maioria dos conceitos pré-episódio são bem interessantes e introduzem para o tema que irá ser tratado naquele instante. O problema está aí. Essa introdução fundamentada em algum fato real instiga um pouco a curiosidade do que será o anime, mas como ela o é utilizada ao longo do episódio é, muitas vezes, medíocre.

Longe da riqueza narrativa, Musaigen no Phantom World é repleto de fanservice que, em momentos, é bastante exagerado, fazendo com que a história seja apenas descente, mas não boa o suficiente para surpreender.

Isso se deve pelo fato do anime ter uma história dispersa onde parece não tomar rumo ou ter objetivos senão apelar para os exageros. Não há uma trama central que se aprofunda aos poucos, na verdade a trama central é tão “largada” que acaba sendo retomada só nos dois episódios finais.

Até mesmo nos episódios que buscam aprofundar nas motivações pessoais de cada personagem, o assunto é tratado de forma tão rasa e rápida que tudo parece superficial.

Mesmo com um visual estonteante, uma animação muito bem desenvolvida e um conceito bastante promissor, Musaigen no Phantom World é um anime divertido e bom, mas que parece ter negligenciado todo seu potencial para cair em clichés.

Felizmente os episódios finais — os dois últimos episódios para ser mais preciso — são muito bons e demonstram realmente todo o potencial que o anime tinha em mãos. A trama central, largada desde o princípio da série, é retomada e o desenvolvimento segue à passos certos.

Contudo, são apenas nesses instantes finais que Musaigen no Phantom World consegue mostrar o quão interessante poderia ter sido, já que o 13º episódio encerra o anime.

Há ainda alguns episódios que foram muitos bons e que se utilizam de alguns esteriótipos bastante interessantes. Como o conflito de Reina com os pais, que acaba a fazendo ser abduzida por um fantasma que a leva para uma cabana de país coelhos bastante amistosos. Ou em relação a fada/gênio Ruru que deseja ser grande como um ser humano, ela consegue, contudo ninguém pode saber sua identidade. O próprio episódio da caixa com o gato que utiliza o paradoxo de Schrödinger, foi bem divertido e contou com uma desenvoltura narrativa bem interessante.

Por fim, Musaigen no Phantom World conta com uma arte e animação maravilhosas, é repleto de fanservice (como deu para notar pelo gif), e tem uma história “Ok”. O anime compensa não apenas pelo visual, mas por proporcionar um bom divertimento.

Pessoalmente, por gostar muito do desenvolvimento da trama, fico um pouco triste em ver um anime com tanto potencial, especialmente quando misturado com fatos históricos e teorias abstraídas do mundo real com a ficção, resulta em algo tão superficial e com clichés um tanto mal utilizados.

Musaigen no Phantom World está disponível através do serviço de stream Chrunchyroll.

--

--

Felipe Massahiro
Nerd / Articles

Jogador compulsivo, escritor obcecado, amante perturbado da literatura e jornalista de vez em quando.