Review — Omoide no Marnie (When Marnie was There)

Felipe Massahiro
Nerd / Articles
Published in
3 min readFeb 1, 2016

O anime nomeado ao Oscar é inspirado no romance inglês de 1967, When Marnie was There, escrito por Joan G. Robinson.

Produzido pelo reconhecido Studio Ghibli, dirigido por Hiromasa Yonebayashi, o roteiro é uma adaptação do local onde se passa o romance original, para um pequeno vilarejo japonês, onde Anna, a personagem central da história, acaba indo passar o verão com os tios adotivos por causa das crises de asma.

Não é necessário falar muito da qualidade e beleza da animação quando se trata de um anime do estúdio fundado por Hayao Miyazaki. Berço de animes como Mononoke Hime (Princesa Mononoke) e Sen to Chihiro no Kamikakushi (A Viagem de Chihiro), Omoide no Marnie não seria diferente.

O anime narra a história de Anna, filha adotiva que tem problemas em se socializar com outros. Devido seu problema com a asma, sua mãe mãe adotiva a manda para os tios em um pequeno vilarejo. Lá Anna encontra Marnie, uma misteriosa menina estrangeira que mora em uma casa que beira um pequeno pântano que enche durante as noites. E são durante essas noites que as duas amigas se encontram e compartilham seu tempo e se conhecendo.

Dizer mais do que isso seria estragar a história. Omoide no Marnie é um anime que reflete sobre como uma menina se aceita sendo um pouco diferente e se encontrando no mundo.

Porém, o anime é mais do que isso, é uma aventura que qualquer criança consegue se identificar facilmente. A dificuldade de se enquadrar nos padrões sociais, se engajar com os colegas da escola, ver o mundo como um lugar em que não se pode fazer parte. Essa introspecção acaba se rompendo com a chegada de Marnie que é muito mais que uma amiga para Anna. É sua ligação com o mundo que ela tanto teme.

Omoide no Marnie é uma história que aquece o coração, que se desenvolve de uma forma vagarosa, mas graciosa. Houveram instantes em que eu não sabia para onde a história iria se desenvolver (eu não li o romance), por isso achei interessante como as coisas se desenrolam no final.

Definitivamente o anime tem um ar diferente de outros títulos do estúdio, especialmente por estar intimamente atrelado ao romance. Omoide no Marnie é o tipo de animação com uma história, uma arte e uma trilha, que fazem com que ela reverbere por muito tempo, proporcionando uma reflexão importante e um caloroso sentimento reconfortante que emociona bastante.

Não é para menos que a animação foi nomeado ao Oscar para longa de animação, como também sua música tema “Fine on the Outside,” que vocês acompanharam no trailer acima, foi eleita para nomeação.

Infelizmente Omoide no Marnie ainda não está disponível no Brasil. Segundo um post da Ghibli Brasil, a Colúmbia Filmes irá distribuir o anime em território nacional. Contudo, não consegui encontrar mais informações sobre o status do lançamento por aqui. O que resta é esperar ou importar (o que é bastante caro).

Não há serviços de streamming para o longa, contudo você pode importar a versão em Blu-Ray pela amazon, que também conta com uns extras bem interessantes.

Omoide no Marnie, ou When Marnie was There, é um excelente anime que faz jus ao Studio Ghibli. Com uma calorosa história de amizade e superação em aceitar quem nós somos (e no fim todos somos um tanto esquisitos de maneiras peculiares), o anime é repleto de sentimentos, poesia, arte e beleza.

Tudo que podemos esperar das maravilhosas animações do estúdio.

Agora rumo em busca do romance, que talvez, em versão física, só se encontre disponível por importação…

--

--

Felipe Massahiro
Nerd / Articles

Jogador compulsivo, escritor obcecado, amante perturbado da literatura e jornalista de vez em quando.