Review — Shigatsu wa Kimi no Uso (Your lie in april)

Felipe Massahiro
Nerd / Articles
Published in
3 min readJul 1, 2015

Após quase 9 horas assistindo ininterruptamente os 22 episódios de Shigatsu wa Kimi no Uso, ou Your Lie in April como é chamado no ocidente, eu fiquei comovido com uma história que acalenta os sentimentos e que faz com que algumas lágrimas não se contenham.

Kousei Arima é um pródigo pianista que, após sofrer um grande trauma na infância, abandonou o piano. Ainda mergulhado em uma profunda depressão com a morte de sua mãe, em um dia de abril, sob as flores de cerejeira, Kousei encontra Kaori, uma alegre violinista que devolve cores a sua vida monocromática.

Shigatsu wa Kimi no Uso (KimiUso como foi carinhosamente apelidado no Japão) usa a música clássica como tema central para apresentar não apenas uma história de amor, mas como a amizade e os pequenos momentos da vida colaboram para a superação de dores. Mais do que isso, é um anime que traz momentos pelos quais todos nós passamos. Aqueles instantes de dizer adeus. Os momentos de alegria que queremos que nunca passe. Nossos medos e traumas que deixam cicatrizes que parecem não se curar. O amor proibido. E, principalmente, como a música e pequenos flashes de nossa história pode conspirar para um futuro maravilhoso, tocando na alma e no coração das pessoas.

Quando Kousei perde sua habilidade de tocar piano por não conseguir mais ouvir suas próprias notas musicais, sua vida torna-se cinzenta e depressiva. Sem motivação para viver e sempre de cabeça baixa, há uma pequena centelha que implora por mudanças, algo que traga brilho para seu olhar e cores para seu mundo. Kaori é essa pessoa, mas ela está apaixonada por seu melhor amigo. Ainda assim, por insistência dela, pouco a pouco, Kousei redescobre a música, lida com seus medos e traumas, aprendendo a lidar com seus sentimentos.

Longe da ação ou de exageros, KimiUso é um drama estilo Honey & Clover, onde o foco são os personagens principais e suas aspirações de vida. É uma jornada repleta de sentimentos e poesia, e a arte ajuda bastante. Com cenários fantásticos, extremamente bem trabalhados, traços firmes e bonitos para cenas comoventes, traços ágeis e simples para os momentos divertidos e dinâmicos, o anime é como uma praia paradisíaca e deserta, sob a luz do Sol que reflete em ondas que, hora altas, hora baixas, que se acalmam apenas para tocar gentilmente em nossos pés.

O desenvolvimento da história também é muito bem feito. Em 22 episódios é possível reparar o crescimento de cada personagem, suas aspirações, seus conflitos e suas superações. Tudo com muita música. Além disso, KimiUso é uma daquelas histórias em que a inevitabilidade dos fatos nos é apresentado logo de cara, como um choque, mas que oferece momentos calorosos que revive nossa esperança de “mais um pouco”.

Mas como tudo na vida, nada é para sempre. Sempre é chegada a hora de dizer adeus, de crescer e deixar o nosso eu do passado descansar. Nossos fantasmas, nossas tristezas, mas nunca esquecê-los. E talvez essa seja a lição mais importante de KimiUso. Nunca desistir de seus sonhos, superar aqueles desafios que são impossíveis e impostos por nós mesmos, ser verdadeiro com nossos sentimentos e como podemos lutar por eles com nossas próprias forças. Toda essa carinhosa poesia musical que nos é apresentada, colocou o anime em 5° lugar do ranking de romances da Anime News Network, com pontuação de 8.70, além de conquistar a pontuação de 8.9 na IMDb. Não apenas isso, o mangá em que o anime foi baseado ganhou o prêmio de Melhor Mangá Shōnen no 37° Prêmio de Mangá Kodansha.

Shigatsu wa Kimi no Uso estreou em Outubro de 2014 e exibiu seu último episódio em março de 2015 no Japão. No ocidente é possível acompanhar a série através dos streamings que se encontram no site oficial de Your Lie in April.

--

--

Felipe Massahiro
Nerd / Articles

Jogador compulsivo, escritor obcecado, amante perturbado da literatura e jornalista de vez em quando.