Actions on Google: usando o Google Assistant a seu favor

Wagner Messias
Nerdzão/Nerdgirlz
Published in
3 min readAug 26, 2018
Google Assistant Listening…

Hoje, o Google Assistant encontra-se disponível em uma variedade de dispositivos, Wear OS, Android TV, Android phones, Tablets, Smart Displays, Speakers, iPhones entre outros. Ativado por comandos de voz, o Google Assistant recebe comandos em linguagem natural ou de inputs visuais (entradas de textos, chip de sugestões e etc.), oferecendo assim, novas experiências de interação aos usuários.

Com o intuito de propagar a utilização do Google Assistant, a Google tem criado diversas iniciativas para que desenvolvedores de software e hardwares possam integrar o assistente em seus próprios gadgets e serviços, abrindo assim um grande leque de possibilidades de uso.

Mas o que é Action on Google?

Uma das iniciativas supracitadas, disponibilizada no final de 2016 foi a Action on Google, uma plataforma que viabiliza o desenvolvimento de “Assistant Apps”, aplicativos para expandirem as funcionalidades do Google Assistant para serviços de terceiros, através de actions. Action é o ponto de entrada em uma interação entre o usuário e o Google Assistant, criada através de linguagem natural, em que o usuário pode falar ou digitar uma frase informando o nome da action que deseja interagir. Um exemplo dessa interação seria, “Ei Google, fale com o Google IO”, onde a action “Google IO” será chamada para iniciar um diálogo bidirecional com o usuário, até que suas necessidades sejam atendidas ou a conversa concluída. Na plataforma você dispõe de documentação, programa para comunidade, suporte e acesso ao Actions Console.

Os principais serviços que a plataforma oferece através do Actions Console são:

  • Adicionar ou importar projetos de actions
  • Gerenciamento e personalização das actions
  • Simulador para testar suas Actions
  • Gerenciar release (Alpha, Beta e Production)
  • Deploy do projeto
  • Analytics
  • Integração com Backend Services

Ele ainda conta com outros serviços da Google, como o Dialogflow, uma plataforma que fornece uma IDE de fácil utilização, compreensão de linguagem natural (NLU), machine learning, entre outros recursos. Além do Dialogflow, outras ferramentas de diálogo podem ser integradas.

E como uso ao meu favor?

Desenvolvendo aplicações exclusivas para o Google Assistant, existem diversas APIs públicas de terceiros que você pode integrá-las também(você pode ser primeiro a fazer essa integração), ou se você já possui sua própria API, você pode integrar algumas funcionalidades para facilitar a vida dos seus usuários. Um ponto bastante relevante, eles não precisam instalar nada para invocar suas Actions no Google Assistant!

Há muito a agregar a um produto existente e espaço para criar coisas novas, em uma plataforma que vem crescendo e oferecendo novas experiências aos usuários.

A criação de Actions para o Google Assistant exige conhecimentos em Conversation Design. Saiba mais aqui

Não fique de fora, seja você também um AoGDev! Venha fazer parte desse time que só cresce! e junte-se a comunidade Actions on Google Dev BR no Slack.

Você gostou deste texto?

Compartilhe para que mais pessoas o leiam! no Twitter | LinkedIn

Obrigado pela leitura e até o proximo artigo, onde veremos o desenvolvimento de uma Action do zero!

Fontes:

--

--