Tripgo: viagens mais confortáveis e sem surpresas climáticas.

Sandy Lima
Nerdzão/Nerdgirlz
Published in
8 min readOct 14, 2021

Case study: como o UX design pode tornar viagens mais agradáveis para pessoas que não têm tempo de pesquisar detalhadamente sobre os destinos para onde estão indo.

O desafio

Depois de realizar alguns cursos e bootcamps da vida, decidi que estava na hora de praticar minhas habilidades adquiridas de UX/UI. Por isso, procurei por um desafio no site uxchallenge.co.

Encontrei a seguinte proposta:

Acclimatize me now!/Aclimate-me agora!

Traduzido do inglês Uma coisa é saber como está o tempo no seu destino de viagem, e outra coisa é estar totalmente preparado para mudanças de temperatura ou altitude para que você fique em forma e saudável durante a viagem. Como você pode criar um produto que ajude os viajantes a se preparar e se aclimatar rapidamente para a viagem, de forma que não percam um minuto de diversão?

O desafio propõe a realização de apenas um whiteboard challenge, mas resolvi desenvolver o projeto completo.

Através da metodologia do design thinking, dei início seguindo as etapas do double diamond:

  • Descobrir;
  • Definir;
  • Idear;
  • Testar;
  • Validar.
UX Design double diamond.

Descobrir

Problema

Antes de tudo, defini o problema principal do desafio proposto:

  • Viajantes não conseguem se aclimatar rapidamente para viagens (prejudicando a experiência, saúde e conforto).

Desk research

Para ter informações rapidamente sobre o tema, realizei uma pesquisa secundária (desk research) através de artigos encontrados no Google Acadêmico.

Levantei algumas informações relevantes nestes artigos, que já começaram a elucidar o caminho da pesquisa:

  • O turismo é bastante influenciado (…) por mudanças de maior profundidade e de longo prazo (afetadas pelas alterações climáticas) (Machete, 2011);
  • O clima e estado do tempo têm influência nas três fases de uma viagem: antes, durante e depois (Machete, 2011);
  • O clima de um lugar pode afetar a percepção de conforto e saúde (Fernandes, 2009).

Após a realização do desk research, criei uma matriz CSD através do Miro para organizar todos os questionamentos que haviam surgido na minha mente devido à pesquisa secundária:

Matriz CSD criada no Miro.

Pesquisa

Assim que o quadro da matriz CSD foi finalizado, segui para a etapa de UX research e desenvolvi um questionário no Google Forms. Em virtude de certas limitações, como tempo curto e a Covid-19, realizei apenas uma pesquisa quantitativa, mas integrei no formulário algumas perguntas abertas para obter mais informações detalhadas. A estrutura ficou da seguinte forma:

Introdução Olá! Sou a Sandy, uma estudante de UX design. Estou fazendo um desafio para realizar meu primeiro estudo de caso. Desde já, agradeço por estar aqui me ajudando. Seus três minutos aqui poderão me ajudar a fazer a diferença na vida das pessoas futuramente.

Todas as perguntas são apenas para fins de pesquisa e as respostas não serão divulgadas, apenas coletadas para dar continuidade ao meu estudo.

  1. Qual é a sua idade? Aberta.
  2. Qual é o seu estado civil? Solteiro (a), casado (a), viúvo (a), outro.
  3. Quais são suas ocupações no momento? Estudante, empregado (a), voluntário (a), outro.
  4. Você viaja muito durante o ano? Quantas vezes mais ou menos? Aberta.
  5. Quando viaja, é comum você criar um cronograma e se organizar previamente? Sim ou não.
  6. Geralmente viaja para lugares perto da sua região ou mais distantes? Próximos, longe, depende (aberta).
  7. Você costuma pesquisar sobre o lugar para onde está viajando? Sim ou não.
  8. Onde você costuma procurar informações do lugar para onde está viajando? Aberta.
  9. Você já teve algum problema relacionado ao clima/tempo/temperatura em alguma das duas viagens? Se quiser, conte-me um pouco como foi o problema. Aberta.
  10. Alguma vez o clima/temperatura/tempo em um dos destinos das suas viagens influenciou negativamente na sua saúde ou bem-estar? Se quiser, pode falar como foi a experiência? Aberta.

No total, consegui coletar 40 respostas através do meu círculo social, grupos do Facebook e Telegram (grupos direcionados a assuntos ligados à viagem). Os resultados relevantes foram:

Dados levantados pela pesquisa.

A partir dos dados coletados, ficou evidente que a maior dor das pessoas está ligada ao fato de não conseguirem concluir objetivos de viagem quando enfrentam variações climáticas divergentes das que esperavam. Quatro pessoas responderam que conseguiram realizar apenas metade das tarefas que queriam nas viagens que encontraram o problema. Outras duas afirmaram que acabaram ficando doentes (devido à rinite), com irritação nasal e nos olhos. Inclusive, passaram por situações em que tiveram que enfrentar frio/calor. Ademais, essas pessoas destacaram que procuram apenas em cima da hora de viajar informações rápidas do lugar para onde estão indo.

Definir

Persona

Com as respostas dos usuários (e também de uma análise das pessoas participantes dos grupos onde coloquei o formulário), desenvolvi uma persona:

Persona criada no Miro, utilizando como base o layout disponibilizado por um curso que estou participando.

Perfil da persona

Márcia é uma mulher divertida. Com 27 anos, é formada em engenharia civil, mas faz pós-graduação em arquitetura no período noturno. Diariamente, ela acorda, cuida do seu cachorro, lê o noticiário e vai de carro até seu tralhado integral em uma grande construtora.

Sua rotina é muito atarefada, devido aos estudos e obrigações comuns do dia a dia. Ela ama conhecer novos lugares, mas quase sempre enfrenta problemas ao viajar, pois nunca monta um cronograma, esquece itens essenciais e escolhe épocas onde o clima/tempo é o menos favorável nos locais. Inclusive, já perdeu a conta de quantas vezes viajou e não aproveitou nada devido a esses fatores.

Ela procurou muitas formas de conseguir fazer esse planejamento, comprou planners, procurou ajuda de outras pessoas, mas nada ajudou.

Certo dia, Márcia encontrou um aplicativo com tudo que ela precisa para realizar viagens confortáveis, sem a preocupação de ter que enfrentar problemas climáticos ou esquecer itens.

Job story

Além de definir a persona, resolvi desenvolver um breve job story para entender melhor como ficaria o fluxo do produto.

  • Quando eu:

Finalmente conseguir viajar, não quero enfrentar problemas relacionados ao clima e nem à falta de itens na minha mala. Preciso de ajuda para me planejar.

  • Eu quero:
  1. Saber exatamente quais são as condições climáticas do lugar para onde estou indo;
  2. Lembrar de arrumar a mala com antecedência e saber o que preciso levar.
  • Para que eu possa:
  1. Ter uma experiência melhor durante a viagem e não perca nenhum momento dela;
  2. Não esquecer nada e não passar por desconfortos.

Ideação

Com base na pesquisa, foi possível também identificar que a maioria dos usuários utiliza o celular no dia a dia para se planejar. Por isso, a escolha foi desenvolver um aplicativo mobile para atender as dores identificadas de forma ainda mais assertiva.

Benchmarking

Antes de tudo, com intuito de entender um pouco melhor o que os concorrentes estão fazendo, resolvi pesquisar alguns aplicativos que prometem oferecer um planejamento de viagem ao usuário. Foram analisados os seguintes:

Todos os aplicativos acima permitem criar sua viagem, porém os usuários terão que planejá-la completamente sozinhos (escolher itens que vão levar e pesquisar informações sobre o local, por exemplo). O Packr é o único que, ao criar a viagem, oferece uma lista com alguns itens para colocar na mala, mas a maioria deles é genérico e sem finalidade real para gerar um auxílio. Não foi possível encontrar aplicativos de viagem que ofereçam condições climáticas exatas de destinos.

Rabiscosframes

Sendo assim, comecei a desenhar a lápis os rabiscos do produto e definir como seria o flow.

Aqui você pode perceber que sou artista.

Wireframes (lo-fi prototype)

Antes de seguir para a etapa de hi-fi, resolvi realizar uma etapa de teste utilizando o wireframe desenvolvido. Selecionei 6 pessoas que haviam respondido o questionário e, através do Maze, consegui um feedback sobre a usabilidade do aplicativo.

Hi-fi prototype

A fase de testes me permitiu identificar diversas melhorias. Sendo assim, segui para o protótipo de alta fidelidade. Mas antes de começar, criei um style guide breve:

O protótipo

Nesta etapa, foquei nas principais dores para entregar uma solução viável e resolutiva. Foram abordados os tópicos principais:

  • Ajuda para organizar a mala;

Facilidade para adicionar a viagem no aplicativo.

Basta apenas escolher o destino, data e as atividades que irá realizar lá.

  • Notificações relacionadas ao clima e lembretes para o usuário se programar para a viagem previamente;

Tempo para se organizar, já que o aplicativo faz isso para você;

Não haverão surpresas relacionadas ao clima;

Mais qualidade na viagem.

Navegue pelo protótipo aqui.

Análise pessoal do projeto

  • Eu realizei o teste de usabilidade com o wireframe, onde consegui ter insights relacionados ao layout e também obter mais algumas informações sobre problemas de usabilidade. Porém, não realizei o teste com o protótipo de alta fidelidade, o que poderia me proporcionar mais descobertas e realizar melhorias ainda maiores;
  • Para ter uma solução ainda mais eficaz, seria necessário realizar a pesquisa com mais pessoas e ter também uma pesquisa qualitativa;
  • Por não ter feito uma pesquisa qualitativa, talvez algumas decisões tenham sido tomadas com base na minha experiência pessoal.

O que aprendi

  • Aprendi a utilizar muitas funcionalidades dos componentes no Figma;
  • Tive a experiência de como é buscar informações com usuários reais, e entendi a real importância de realizar todas as etapas de pesquisa para que o projeto caminhe de forma mais clara e concisa;
  • Não há como parar de estudar UX, pois a área oferece muitas possibilidades, ferramentas e caminhos. Poder realizar um projeto, mesmo que sozinha, mudou minha percepção sobre as pessoas e as necessidades delas.

Sandrely Oliveira de Lima

mesandylima@gmail.com

Linkedin

Confira também meu Notion.

--

--

Sandy Lima
Nerdzão/Nerdgirlz

Sandrely, 22, estudante de UX/UI design. Descubra mais sobre mim aqui: https://www.notion.so/sandylima