Criando minha loja com Magento 1.9

Nayara Felix
Nerdzão/Nerdgirlz
Published in
5 min readOct 8, 2018

As lojas virtuais já deixaram de ser tendência, o setor de e-commerce cresceu 12% somente em 2017, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Para atender este mercado temos atualmente diversas plataformas de e-commerces, porém em média 30% desse mercado pertence a plataforma Magento, considerada a maior plataforma open source de e-commerce do mundo, é uma das mais completas e robustas do mercado, sendo usada atualmente por grandes marcas como Riachuelo, Porta dos Fundos, Nescafé, dentre outras.

Para começar a utilizar Magento para desenvolver você precisa entrar no site oficial da plataforma e realizar o download da versão atual ou versões mais antigas acessando a opção “release archive”. Neste caso estaremos utilizando a versão 1.9 do Magento. Dentre estas versões, você pode escolher o formato do arquivo que você quer baixar, recomendo baixar no formato tar.gz. Caso esteja instalando para estudo, recomendo baixar também o “sample data” que contém o tema rwd e dados pré configurados para te ajudar. Após realizar o download, descompacte os seus arquivos e envie para o seu servidor via FTP ou mova para a pasta desejada caso esteja utilizando servidor local.

Agora com os arquivos na pasta, crie o seu banco de dados e comece a instalação acessando a partir do seu navegador padrão o seu localhost ou domínio configurado junto com o arquivo “downloader.php”. Exemplo: localhost/downloader.php. A instalação é realizada a partir das seguintes etapas:

Welcome: Apresentação padrão da instalação, clique em continue.

Passo: bem-vindo

Validation: Nessa etapa a instalação verifica se o seu servidor atende aos requisitos necessários. Caso isso ocorra, basta verificar o erro apresentado, ajustar e clicar em Check Again no fim da página da instalação até todos os requisitos estarem em verde.

Step 2: Validation — Requisitos da Instalação.

Nesta etapa também iremos conectar o nosso banco de dados, insira as informações de host, usuário e senha do banco utilizado.

Step 2: Validation — Conexão com o banco de dados.

Já neste segundo passo, pode surgir um erro, chamado: “Database server does not support InnoDB storage engine”. Este erro acontece quando o banco de dados utilizado não suporta o InnoDB que é um mecanismo de armazenamento utilizado nas versões do MySQL. Para contornar este erro basta abrir em um editor de texto o seu arquivo “downloader.php”, buscar por “function _checkDbInnoDb()”, você encontrará o código igual ao da primeira imagem logo abaixo, portanto altere toda a função pelo código da segunda imagem abaixo e clique em Continue.

Código padrão do arquivo “downloader.php”
Insira esse código, substituindo o código da primeira imagem.

Magento Connect Manager Deployment: Nesta etapa você irá configurar como será realizado o seu deploy. Como estamos realizando a instalação em um servidor local, deixaremos a configuração padrão.

Passo 3: Magento Connect Manager

Download: Agora que quase tudo está configurado, a instalação irá realizar o download dos arquivos do Magento para a sua pasta, Após isso aparecerá a mensagem de sucesso: “Magento has been downloaded successfully.”, apenas clique em Continue.

E então você terá que instalar as atualizações mais recentes do Magento, então novamente você irá configurar o seu deploy e poderá clicar em “Start the download process” para atualizar os arquivos. Essa atualização pode ser um pouco mais demorada. Quando o download for concluído com sucesso aparecerá a seguinte mensagem: “Download completed. You can proceed with installation”, então clique em Continue Magento Installation.

Etapa 4: Download

License Agreement: Nesta etapa temos os termos de uso e licença do Magento, basta clicar no checkbox para aceitar os termos e em Continue.

Etapa 5: contrato de licença

Localization: Nesta etapa iremos configurar o idioma, o fuso horário e a moeda.

Etapa 6: localização

Configuration: Nesta etapa, iremos configurar novamente os dados do nosso banco de dados, inserindo o host, o nome do banco, usuário e senha. Altere a sua Base URL com o seu domínio e caso ainda não tenha acesso a ela marque o checkbox “Skip Base URL Validation Before the Next Step” para que o Magento não valide a URL. Aqui você também irá habilitar/desabilitar os gráficos, reescrita de URL e se o SSL deve ser utilizado, que pode ser alterada depois pelo painel de administração.

Etapa 7: configuração

Create Admin Account: Agora vamos criar a nossa conta de administração do painel. Insira os dados do proprietário da conta de administração, um nome de usuário e uma senha. Caso ainda não tenha uma chave de encriptação você pode deixar o campo em branco que o Magento irá gerar uma nova.

Etapa 8: criar uma conta de administrador

You’re All Set! Chegamos então ao fim da instalação da sua loja virtual em Magento. Agora você pode clicar em Go to Frontend e ver o visual da sua loja ou clicar em Go to Backend para ir direto para o painel de administração.

Passo 9: Você está pronto!

E assim ficará a sua loja caso tenha realizado a instalação sem o “sample data”. Para entrar no painel de administração insira /admin após localhost ou após o domínio, caso tenha configurado na instalação.

Loja instalada.
Faça login no painel do administrador
Painel de Administração do Magento

Concluímos a instalação e a loja está funcionando e prontinha para você desenvolver. Agora você pode realizar pelo painel uma configuração mais específica, instalar pacotes de tradução e módulos, criar categorias, inserir produtos, etc. Enfim, este é só o início de uma longa jornada de desenvolvimento.

Fique atento com a estrutura de pastas do Magento ela é um pouco diferente, portanto estude a um pouco antes de iniciar o desenvolvimento para que você possa utilizar 100% do que a plataforma tem a oferecer.

--

--

Nayara Felix
Nerdzão/Nerdgirlz

Entusiasta front end. Desenvolvedora magento na FCamara. Formada em sistemas para internet na FIAP.