Output de Texto com R Script Visual no Power BI

Orlando Gomes
Nerdzão/Nerdgirlz
Published in
5 min readJan 3, 2020

Fala Pessoal!

Neste artigo, vamos aprender sobre como trabalhar em cenários onde se deseja ter uma saída de texto diretamente no visual de script R dentro do Power BI, algo bacana a mencionar a respeito do deste visual é sua capacidade de trazermos para gráficos desenvolvidos na linguagem para dentro da ferramenta, enriquecendo ainda mais nossas analises, principalmente em casos onde deseja obter a correlação entre variáveis, como as mesmas se comportam ao longo do tempo ou mesmo quando a dividimos em diferentes dimensões, entre outros.

Certo dia no trabalho, fui questionado por um colega no trabalho sobre essa possibilidade, uma vez que ele já estava trazendo gráficos desenvolvidos em R para seus relatórios, no entanto, ele gostaria também de visualizar informações a respeito da base como os seus registros e um resumo estatístico, sendo algo que me chamou a atenção pois nunca havia tentado algo do tipo, dado que normalmente quando falamos no conceito de visual, nos atemos a visualização gráfica, conforme abaixo:

Figura — Gráfico R Script Visual

Porém, existem n outras possibilidades de exibições no R, como dois exemplos abaixo, que serão aqueles que trabalharemos neste artigo, usando uma base conhecida como mtcars, que contém algumas informações a respeito de veículos.

Exemplo I — Sumário Estatístico da Base

Figura — Sumário Estatístico Base

Exemplo II — Exibição Top 10 Registros

Figura — Top 10 Registros Base Veículos

Repare que ambos os casos, temos na IDE do RStudio (uma das ferramentas usadas para o desenvolvimento em R) estamos exibindo informações textuais sobre a base e não algo gráfico (como um de barras, dispersão, box-plot ou qualquer outro tipo), sendo o nosso objetivo tornar essa informação apresentável dentro do Power BI.

Uma das minhas primeiras tentativas (da qual tinha 99 % de certeza que não seria funcional, no entanto quis testar ainda sim), foi tentar trazer esse comando direto na importação do dado, conforme abaixo:

Código:

Figura — Teste R Script
Figura — Preview R Script

No entanto, reparem que no preview da base me é retornado em branco, pois é entendido que não há nenhum dado a ser trago para dentro do relatório, e com isso, teria que partir para uma outra abordagem.

Importando a Base

O primeiro passo será importar a base do modo tradicional, como se fossemos criar uma visualização, navegando em “Home > Get Data”.

Figura — Get Data

Ao digitar R Script, iremos usar o conector de fonte de dados R, note que ao abrir o mesmo, nos é habilitado um espaço onde podemos digitar o nosso código correspondente ao dado que queremos trazer para o relatório, iremos usar o código abaixo, que simplesmente atribui uma variável a uma base de dados do R padrão conhecida como mtcars, que contém diferentes informações a respeito de veículos.

Figura — Fonte de Dado R

Código:

Figura — Script de Dados R

É possível observar que nos será exibido a preview do dado, bastando apenas carregar o mesmo para o relatório e com isso temos a informação para ser trabalhada.

Figura — Preview Base Veículos

Gerando a Visualização

Uma vez carregado a base, podemos usar o visual de R Script para exibir a informação que desejamos, para isto, o R nos permite fazer uso de alguns pacotes, entre eles o gridExtra, que basicamente é responsável por pegar a informação em formato de texto a respeito da base, e transformá-la em uma grid (formato de linhas x colunas), de modo a tornar possível a visualização da informação.

Algo bacana a mencionar a respeito deste pacote, é que torna possível a alteração de uma série de parâmetros a respeito do design da grid, como cor da fonte, espaçamento, entre outros.

Código:

Figura — Exibição Temas

Ao gerar o primeiro visual R Script, vamos realizar o comando para exibição do primeiro exemplo, correspondente ao sumário estatístico da base, demonstrado no começo deste artigo, para isto, vamos fazer do uso do R Script Visual, conforme abaixo:

Figura — R Script Visual

Ao selecionar o mesmo, vamos arrastar um campo qualquer da tabela, de modo a habilitar o espaço onde será colocado o código a ser executado:

Figura — Enable Script R

Observe que, no momento da inserção do campo, foi habilitado o espaço para que o código seja executado, insira o trecho abaixo no espaço em branco e pressione o botão play.

Código:

Figura — Sumário Base Veículos (Exemplo I)

Pronto! Temos o nosso visual em formato de texto (grid) sendo exibido no visual, permitindo assim a exibição de informações da base além do visual no Power BI.

O mesmo procedimento acima será realizado para o segundo exemplo, onde fazemos uso do comando head() para a exibição das 10 primeiras linhas da base.

Código:

Figura — Top 10 Registros (Exemplo II)

Um detalhe importante a ser falado sobre este visual, é que o mesmo até então não é responsivo, isto é, caso o visual seja expandido ou reduzido após a execução do script, o conteúdo nele não acompanhará isso sendo necessário uma nova execução do código, conforme abaixo:

Figura — Exemplo Responsividade

Por fim, temos um relatório com algumas explorações da base de veículos, onde mesclamos tanto os recursos de visualizações gráficas quanto o de texto no mesmo relatório, tornando a análise do dataset ainda mais rica!

Figura — Relatório Final

Neste artigo, aprendemos como trabalhar com a exibição de informações de texto nos visuais de script R, caso tenha interesse em saber mais sobre, há outro artigo no meu blog a respeito do tema e outro mais focado no tratamento de dados, e também o repositório usado neste artigo, espero que tenham gostado e até a próxima.

--

--

Orlando Gomes
Nerdzão/Nerdgirlz

Cloud Solution Architect @Microsoft São Paulo - Brazil