Parar de tomar anticoncepcional oral fez com que eu cuidasse mais de mim

Ingrid Neuman
neu.in
Published in
4 min readJul 27, 2017

O começo do fim do meu relacionamento com anticoncepcionais orais teve uma razão estética, mas eu acabei descobrindo meu corpo todo - por dentro e por fora.

Depois de muitos anos tomando um medicamento hormonal eu comecei a sentir um incomodo muito grande: minha pele estava extremamente seca. Meu rosto descamava a cada vez que eu esquecia de passar um hidratante potente. Eu olhava ao meu redor e via meus ancestrais com peles mistas a oleosas e não conseguia entender o que eu estava fazendo de errado. Estudei e comprei dezenas de cremes faciais e corporais para melhorar a minha situação e nada adiantou.

Demorei a entender que o meu anticoncepcional é que estava deixando minha pele doente. O que pra muitas mulheres era um benefício interessante, para mim era horrível tomar um remédio que diminuísse a existência de acnes — que eu já não tinha naturalmente.

Na época, pensei: fácil, vou trocar de pílula. E foi o que fiz. Minha pele melhorou depois do segundo mês de uso da pílula nova. “Ufa, agora está tudo certo” e continuei com a nova pílula por mais quatro meses. Até que em 2016, tive um ano intenso com longas viagens de avião. Nesse período as discussões sobre as pílulas já estavam mais difundidas e se falava cada vez mais sobre trombose e problemas cardiovasculares ocasionados por elas. E eu lia tudo, feito uma detetive em busca de pistas para o que no fundo eu já tinha certeza: com o histórico de problemas cardiovasculares da minha família, eu estava na zona de risco.

Imediatamente após uma longa viagem de avião em que minhas pernas ficaram muito inchadas, parei de ingerir dia após dia aquela pílula que antes eu achava que me trazia tranquilidade. E foi aí que eu passei a conhecer um pouco melhor o meu corpo.

Afinal, o que é um ciclo menstrual?

Antes de parar com a pílula eu não sabia as fases que compunham um ciclo menstrual e tinha uma ilusão de que meu ciclo era irregular. E que por isso, seria muito complexo e inseguro parar de tomar pílula. Que bom que eu paguei pra ver. No segundo mês sem pílula, a surpresa: após 31 dias, lá estava o meu ciclo iniciando novamente. Importante: 31 dias, e não 28 como eu era induzida pela pílula.

Ilustração de Marcela Sabiá (@marcelailustra)

Existem diversos Apps que podem ajudar nessa fase de autoconhecimento, apesar de gerarem bastante polêmica relacionada a privacidade. Eu usei o Maya como um diário: relatava como estava me sentindo, como estava minha pele e demais sintomas diários.

Mas foi só com o Natural Cycles — que comecei a usar este ano, que eu descobri as fases de um ciclo menstrual: fase folicular, fase ovulatória e fase lútea — e chances de engravidar em cada uma dessas fases. Recomendo fortemente a leitura aprofundada sobre cada uma das fases e as mudanças que elas provocam no nosso corpo.

Temperatura basal e muco cervical — tornando as coisas mais científicas

Somos parte desse universo gigante que chamamos de natureza. A natureza é incrível, e por isso, nosso corpo também é. Sofremos oscilações de temperatura durante todo o ciclo menstrual, o que nos ajuda a entender quando estamos mais férteis. Entenda mais aqui.

Assim como a análise da temperatura basal, a análise do muco cervical ajuda a entender nosso período fértil. Parece mágica, mas é só o nosso corpo dando sinais claros mesmo.

É muito importante saber falar sobre si mesmo em diversos aspectos. Antes de parar de tomar anticoncepcional eu não tinha embasamento para falar da minha saúde física e do meu corpo com tantos detalhes como eu falo hoje.

Agora posso dizer que sigo uma filosofia de prevenção e não de reação à doenças.

Saúde da pele e TPM

Eu sempre sofri muito com TPM e com a minha pele extremamente seca. Quando parei de tomar pílula senti diferença nas duas: eu já não tinha um remédio para a minha TPM e a minha pele não estava entendendo nada do que estava acontecendo, estava seca e com acne ao mesmo tempo.

Isso foi transformador: busquei alternativas mais naturais como chá de folha de amora para amenizar a TPM e óleos vegetais que são maravilhosos para a pele e para a alma. O ebook “Rotina de beleza natural e sem lixo” da Cristal Muniz me ajudou bastante nesse período e me apresentou a um novo universo apaixonante, recomendo muitíssimo. Uso um mix de óleos da marca Sacerdotisa, específico para TPM, cólicas e menopausa. E um outro mix de óleo da The Body Shop, para a pele do rosto.

Além disso, passei a me perceber melhor e respeitar mais aquelas dicas em relação a alimentação e exercícios físicos durante a TPM, que valem para pele e para a alma também.

Confiança

Há muito tempo já não sinto medo de engravidar. Eu possuo todas as informações necessárias para evitar uma gravidez, sejam elas oriundas da minha própria análise física, sejam elas oriundas da leitura dos diversos métodos contraceptivos disponíveis.

Hoje eu penso que o controle do meu corpo é mais meu do que da indústria — por mais que ele ainda seja mais da sociedade. Isso é revolucionário e se estende não apenas em relação a indústria farmacêutica, mas também na indústria alimentícia e cosmética. Além de influenciar outras meninas e mulheres a enxergarem um pouco mais além do que nos é imposto pelo senso comum. Cada uma no seu tempo, com seus métodos e crenças.

Um agradecimento especial a todas as mulheres que compartilham suas histórias em grupos e páginas do Facebook.

--

--