Vinicius Martins
Neuro&UX
Published in
4 min readDec 23, 2021

--

Designers possuem cérebro de jacaré?

Não.

Em uma breve pesquisa por neurociências relacionada às áreas de comunicação, marketing ou design, podemos encontrar conteúdos difundindo os conhecimentos científicos sobre o cérebro e como aplicar em um negócio ou projeto.

Existe um problema, onde alguns são rasos para explicar os conceitos estudados na neurociência, e focam nos resultados que podem ser gerados através daquele conhecimento. A parte sobre neurociência fica mais de lado, um exemplo é a equivocada utilização do conceito de “Cérebro Reptiliano” e a “Teoria do Cérebro Trino”.

Teoria do Cérebro Trino

Foi elaborada em 1970 pelo neurocientista Paul MacLean e apresentada no seu livro “The Triune Brain in evolution: Role in paleocerebral functions”. MacLean disserta sobre a estrutura do encéfalo e diz que ele evoluiu através de camadas, onde são divididas em três sistemas: Complexo Reptiliano(R-complex), Cérebro dos Mamíferos(Sistema Límbico) e NeoCórtex.

O Reptiliano é formado por um nível primário, composto pela medula espinhal e porções basais do prosencéfalo, tem como característica sua estrutura reativa(ex: sobrevivência) e teria evoluído dos répteis, por isso esse nome.

O Cérebro dos Mamíferos Inferiores: ou “Paleo Mammalian Brain” formado pelo Sistema Límbico, responsável pelas emoções.

E por último o Neo Córtex, que seria Córtex Telencefálico atualmente, ou “cérebro racional” que diferencia o homem/primata dos demais animais.

Erro de tradução

Como podemos ver no livro: "Neurociências: Desvendando o Sistema Nervoso — Mark F. Bear," onde existe uma nota no primeiro capítulo:

A expressão brain significa, em inglês, “encéfalo” e compreende o cérebro propriamentedito (o telencéfalo), o cerebelo e o tronco encefálico, ou seja, tudo o que fica ao abrigo da caixa craniana(ver Figura 1.7). No Brasil, é comum traduzir-se brain por “cérebro”, mas isto está errado; a única situação em que tal descuido terminológico é tolerável dá-se em textos de psicologia humana, uma vez que as principais atividades mentais superiores têm sede no telencéfalo, i.e., no “cérebro”.

E a doutora e professora Carla Tieppo também explica no vídeo “Love live neuroscience: “Cérebro trino” , onde ela faz uma ótima explicação sobre o assunto.

A teoria de MacLean fala sobre o encéfalo e não “apenas” o cérebro. Outro ponto é o NeoCórtex, por exemplo, que atualmente sabemos que também aparece em mamíferos inferiores.

Estrutura

Portando, a estrutura do encéfalo é formada pelo Cérebro, Tronco encefálico e Cerebelo. E o cérebro atualmente é formado pelo Telencéfalo e Diencéfalo.

https://www.auladeanatomia.com/novosite/pt/sistemas/sistema-nervoso/

Conclusão

A teoria de MacLean foi muito importante para os avanços dos estudos, pois na época conseguiu conectar comportamentos com determinadas áreas do encéfalo. Porém essa teoria tem mais de 50 anos, é simplista e ultrapassada, gerando desinformação.

Este artigo está repleto de generalizações simplificadas, sendo um recorte do assunto. Mas a visão geral é esta mesmo, se você quer saber de fato sobre, terá que ler mais.

--

--

Vinicius Martins
Neuro&UX

Product Designer, pós-graduando em Neurociências e Comportamento pela PUC-RS