Estudantes de design e engenharia encaram desafios de inovação na Residência Neurolake+CESAR School

Dataninja Petlake
Neurolake Blog
Published in
2 min readAug 14, 2019

O que aconteceria se estudantes de design e engenharia da CESAR School ajudassem uma empresa de TI a solucionar desafios de inovação? A resposta começou a acontecer nesta terça-feira (13/8), com o lançamento da Residência Neurolake+CESAR School: alunas e alunos do 4º período de graduação da faculdade aceitaram 5 desafios do Neurolake, plataforma de IA, Big Data e Machine Learning as a Service (MLaaS) da Neurotech. É a primeira vez que a instituição de ensino usa este formato com uma única empresa.

A apresentação dos desafios foi feita por um time do Neurolake na nova unidade da CESAR School, na Rua Bom Jesus, no Recife Antigo — mesmo bairro da Neurotech. Cerca de 40 estudantes dividiram-se em grupos mistos, com pessoas de engenharia e design. Eles serão assistidos pelos profissionais de engenharia e ciências de dados do Neurolake, que atuarão como mentores durante todo o semestre. Ao longo desse período, alunas e alunos apresentarão 3 relatórios de desenvolvimento da solução para o desafio.

Profissionais do Neurolake apresentaram os desafios no novo prédio da CESAR School, na Rua do Bom Jesus

O formato de desafios reais para estudantes de graduação é usual na CESAR School, dentro do método PBL (Project Based Learning). Contudo, é a primeira vez que uma empresa conecta-se com uma turma inteira, oferecendo vários desafios.

Rodrigo Cunha, Head do Neurolake, explica que esta é uma oportunidade de mão dupla: “Nós ganhamos com novas perspectivas para nossa comunidade de engenheiros e profissionais de dados, além de novas ideias que podem impactar positivamente no nosso negócio. Os graduandos e as graduandas terão oportunidade de aprender com pessoas de alto nível técnico e com problemas reais do mercado”.

COMUNIDADE NEUROLAKE

A Residência Neurolake+CESAR School é parte da construção da Comunidade Neurolake, que hoje é composta de pessoas de engenharia e ciência de dados de instituições parceiras e clientes da Neurotech. “Estamos avançando nesse sentido e a tendência é abrir cada vez mais a plataforma para a comunidade”, revela Rodrigo.

Ele pontua que essa iniciativa está alinhada ao propósito do Neurolake, que é dar oportunidades de negócios e aprendizado para quem acredita no poder dos dados e da inteligência artificial. “Já temos outra iniciativa com a CESAR School, o curso de extensão Machine Learning Aplicado à Análise de Dados. Com essa formação e com a residência, ampliamos o acesso às soluções incríveis que Big Data e Inteligência Artificial podem trazer”.

--

--

Dataninja Petlake
Neurolake Blog

Dataninjas são pessoas de análise, ciência e engenharia de dados da Comunidade Neurolake — e eu sou o dataninja Petlake ;)