Um livro sobre dados, Capítulo 6: Estruturas condicionais, de decisão e repetição

Sabrina Oliveira
neurondsai
Published in
5 min readOct 19, 2022

Adentrando o campo da programação propriamente dito, abordaremos um pouco sobre estruturas de análise, que facilitam de maneira significativa a nossa experiência ao passarmos por grandes fluxos de dados.

Decisão

Estruturas condicionais de decisão executam comandos baseados na premissa básica de que, quando algo for verdadeiro, uma ação A será realizada, do contrário, outro comando será executado.

De maneira simples, adentramos um dado. Aqui, a condição é apenas quanto à veracidade da sentença:

3>2
True

Um bloco de programação condicional começa com o comando if, descrevendo o critério a ser atendido e o que acontece, caso o condicionamento seja verídico. Como há a possibilidade de a premissa não ser verdadeira, adicionamos mais um comando, else, que deverá realizar outro exercício, nesses casos.

Utilizando um experimento básico, em que iremos analisar se uma pessoa é, ou não, maior de idade; começamos com uma variável onde devemos inserir um número qualquer, em seguida aplicamos a condição de if; para os casos em que a idade for maior que 18 anos, executando o comando print , ‘é maior de idade’. Por ser um código simples, todas as situações em que não forem maiores do que 18, aplicamos o comando else e print, ‘não é maior ’.

idade_qualquer=int(input('número'))
if idade_qualquer>=18:
print('é maior de idade')
else:
print('não é maior')

Afirmativos:

Negativos:

Quando existir uma situação em que podemos avaliar mais de duas opções, utilizamos o comando elif, adicionando uma terceira resposta para o problema.

Nesse sentido, vamos usar sequências de 1 a 10. Se o número for menor que 5, receberemos como resposta ‘menor que 5’, se for maior ou igual a 5, ‘é maior ou igual a 5’. Não pertencendo ao intervalo de 1 a 10, ‘não está entre os números’.

sequência_numérica=float(input("números"))if 1<=sequência_numérica<5:   print('menor que 5')elif 5<=sequência_numérica<10:   print('maior ou igual a 5')else:   print('não está entre os números')

ATENÇÃO: É importante notar os sinais utilizados para representar a expressão, já que, se usarmos apenas o sinal de maior (>), ou o de menor (<), estaremos excluindo o 1, 5 e 10; sendo assim, receberemos que o resultado ‘não está entre os números’. O mesmo acontece no exemplo anterior, das idades. Não colocar o sinal de maior ou igual(>=) a 18, fará com 18 não esteja entre as respostas de caso afirmativo (‘é maior de idade’).

Repetição

Ademais, os comandos de repetição também executam ações a partir de uma condição. Como o próprio nome já nos diz, o teste será repetido inúmeras vezes, até que, a condição pare de ser atendida.

Pensando em uma sequência numérica, começaremos com 0, estabelecendo a primeira condição; nesse exemplo vamos fazer uma soma simples, do valor anterior mais 2, até que o número seja maior ou igual a 10, e aplicamos o print para quando a situação for verdadeira. Usaremos o if para a segunda condição, em que a adição resultará em números maiores que 10 e break para acabar o código.

cont=0while cont<=10:  print(cont)  if cont>10:    break  cont=cont+2

É importante notar que a ordem em Python faz diferença. No exemplo anterior, se a função que determina a sequência for colocada entre while e if, o zero não fará parte da resposta; isso porque a primeira condição analisada é verdadeira, então seria realizada a soma e depois a verificação da segunda parte. Para incluir o zero, é necessário definir a operação por último, sendo, portanto, averiguado as determinações do código e, em seguida, realizando a operação.

É possível, ainda, utilizar o comando for. Este imprimi uma lista, de diferentes elementos, até um certo ponto imposto.

for a in range (10):  print(a)

Nesses casos, o uso dessa instrução torna-se muito útil. Já naqueles onde não sabemos o número de repetições necessárias, ou quando elas não ocorrem de maneira linear, o while é a melhor ferramenta.

Aplicando o for, vamos criar uma lista de produtos. Nomeando uma variável string e dando input, abra um espaço para que possamos procurar um elemento dentro dessa lista. Para iniciar, temos o for, adicionada a uma variável dentro da lista, que será comparada com o que estamos procurando. Explicitando as situações possíveis, uma em que o produto está na lista e a outra em que não está, utilizamos novamente o if e o else.

lista_compras = ['abacaxi', 'tomate', 'batata']b = str(input('nome'))for a in lista_compras:      if a==b:        print('elemento encontrado')        breakelse:   print ('elemento não listado')

Para que possamos programar de maneira mais natural e fluida, utilizando os comandos aprendidos, é necessário treino. Visto que existe a combinação das instruções, a prática leva ao domínio de suas funcionalidades, tornando nosso trabalho mais fácil e rápido.

Gostou do conteúdo? Siga a Neuron Ds&AI para mais conteúdos, curiosidades e artigos sobre ciência de dados!

Referências

https://www.devmedia.com.br/python-estrutura-de-repeticao-while/38546#:~:text=A%20estrutura%20de%20repeti%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9,documenta%C3%A7%C3%A3o%20abordaremos%20o%20comando%20while.

https://blog.betrybe.com/python/python-for/#:~:text=A%20estrutura%20de%20repeti%C3%A7%C3%A3o%20for,uma%20tupla%20ou%20objetos%20iter%C3%A1veis.

MENEZES, Nilo Ney Coutinho. Introdução à programação com Python: algoritmos e lógica de programação para iniciantes. São Paulo: Novatec, 2019.

--

--