4 dicas para você usar melhor o seu conhecimento na empresa

Quanto vale o seu conhecimento na empresa? Quanto proveito você tira dele no seu dia?

Equipe Hubblefy
Um novo jeito de se comunicar
2 min readFeb 8, 2015

--

Tudo aquilo que utilizamos da nossa inteligência para realizar nossas atividades profissionais, como por exemplo o atendimento aos clientes, a forma de executar as atividades, as relações de negócios, entre outras, é considerado para as empresas como o capital intelectual. Sendo assim, como há um valor claro e significativo nisso, os funcionários tornam-se o maior patrimônio das organizações pela importância que existe no que possuem, seja ele prático ou teórico.arquivos e emails que ele utilizava.É uma ilusão acreditar que você irá absorver tudo desse antigo colaborador e entrará no mesmo ritmo em poucos dias. Além disso, o conhecimento prático, que é o mais valioso, não terá como ser passado. Portanto, fica claro que o hábito de preservar o conhecimento adquirido dos funcionários precisa existir nas empresas. A partir daí, esse conhecimento deve ser compartilhado entre as áreas e colaboradores e com isso, o resultado das atividades crescerá de forma significativa comparado à forma antiga, que era de não reter esse capital.Existem algumas dicas que podem ajudar a criar esse hábito que quero compartilhar com você:

1. Primeiro, baseado no perfil dos funcionários, utilize uma comunicação similar ao cotidiano deles; Assim, eles se sentirão confortáveis para expressar a opinião ou compartilhar algo novo;

2. Procure formas de absorver o que será gerado e que seja acessível às pessoas; Uma alternativa é pesquisar por ferramentas online que já são preparadas para atender esta necessidade;

3. Deixe claro para todos esta nova cultura e quais os canais que eles devem usar para incluir os detalhes de suas tarefas diárias, arquivos, procedimentos e outras informações. Ou seja, tudo aquilo que fazem atualmente em seus emails ou nas pastas do servidor, será feito em um local compartilhável e que vai impactar no crescimento de quem está gerando esse conhecimento.

4. Pense a médio e longo prazo! Quando for distribuir algum documento ou qualquer outro tipo de arquivo, inclua um pouco mais de informações como: para que serve esse documento, como deve ser utilizado, em que situação, e outros exemplos. Desta forma, quem precisar dessa informação conseguirá utilizá-la a partir dos detalhes desse conteúdo.

Qual o resultado disso tudo? Para o funcionário, mais facilidade na execução de suas atividades, já que tudo que precisar ele encontrará mais facilmente e de maneira completa. Para a empresa, ela preserva todo conhecimento que é gerado no seu dia a dia e mostra para os funcionários que ela se preocupa em facilitar o seu trabalho e valorizar o seu capital intelectual. Pense nisso!

Equipe NewAgent.

--

--