Afinal, o que é esse tal de enterprise-BRAIN®?

Já ouviu falar de enterprise-BRAIN®, certo? Há uma enorme quantidade de informações dispersas nas empresas e foi para elas que surgiu o conceito.

Equipe Hubblefy
Um novo jeito de se comunicar
2 min readSep 14, 2015

--

Nas empresas existem informações estruturadas através de diversos sistemas, que são aquelas ligadas a produtos e processos e as que são ligadas a clientes. Mas há também uma enorme quantidade de informações dispersas, são elas as informações do dia a dia que com o passar do tempo são perdidas. Foi para essas informações que veio o conceito enterprise-BRAIN®. O vídeo a seguir ilustra bem:

Então imagine as informações da empresa como um iceberg. A parte acima da superfície são as informações que normalmente são encontradas na empresa. Podemos dividi-las em três grupos principais: informações de produtos, informações de processos e informações de clientes.

As informações sobre produtos geralmente utilizam sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning). Já as informações relacionadas a processos, tais como workflows utilizam-se de sistemas que atendem à metodologia BPM (Business Process Management). Quando se trata de informações ligadas a clientes surge o CRM (Customer Relationship Management) e também o BI (Business Intelligence).

Entendemos que as informações de produtos, processos e clientes são a ponta do iceberg. Já o volume maior, abaixo da superfície, refere-se a todas informações dispersas que está na cabeça de cada funcionário e também espalhadas em inúmeras ferramentas de comunicação, tais como e-mails, arquivos, intranets (geralmente pouco utilizada pelos funcionários), computadores, armazenamento na nuvem, chats pessoais ou corporativos, etc. Com a correria diária, essas informações parecem não ter importância, mas faça as contas de quanto tempo é perdido procurando por elas e você verá quanto valor elas possuem.

O conceito enterprise-BRAIN® (Business Relationship and Information Network) surgiu para lidar com essas informações que passam a ser relevantes e consideradas, visto que é possível encontrá-las rapidamente através dele, retendo-as para a empresa e seus atuais e futuros funcionários.

Em outras palavras, os softwares enterprise-BRAIN® (ou “cérebro empresarial” em português) NÃO são uma variação de ERP, BPM, CRM ou BI. O cérebro empresarial também NÃO veio para substituí-los, mas sim para tratar as informações que eles não conseguem alcançar porque, na maioria das vezes, tais informações estão na cabeça das pessoas.

Equipe NewAgent.

--

--