Armazenamento na nuvem: 8 motivos matadores pra sua empresa começar a usar

Seja na vida pessoal ou onde você trabalha, o que não faltam são bons motivos pra usar serviços na nuvem.

Equipe Hubblefy
Um novo jeito de se comunicar
6 min readJan 23, 2017

--

Se você não é alguém da área de informática, é natural que tenha dúvidas a respeito de armazenamento na nuvem, afinal, é uma tecnologia relativamente nova se pararmos para pensar. Mesmo que não entenda muito sobre o assunto, você pode ter certeza que utiliza a tecnologia na nuvem enquanto navega pela internet. Seja no Facebook, Gmail, aplicativo Waze ou qualquer outro.

Não entendeu ainda? Calma. A gente te explica:

O que é armazenamento na nuvem?

O termo “armazenamento em nuvem” é figurativo, seus dados não ficam armazenados numa nuvem como essas que a gente vê aí no céu. O que acontece é que empresas como Google, Amazon e Microsoft — dentre muitas outras — armazenam os arquivos de seus clientes, sejam eles fotos, planilhas, apresentações, documentos, etc, em servidores próprios que estão a quilômetros de distância (na maioria das vezes em outros países), permitindo que eles tenham mais espaço em seus notebooks, tablets e celulares.

O acesso a esse arquivos que estão guardados tão longe acontece através da internet. O cliente acessa uma página com um login e senha, assim como se acessa uma conta de e-mail, e tem todos seus arquivos na palma da mão em segundos. Simples, não?

Para garantir que esses arquivos estejam sempre disponíveis aos clientes, as empresas gravam os arquivos em duplicidade, isto é, elas guardam uma cópia deles num servidor diferente. Em caso de um servidor não funcionar, o outro servidor com os mesmos arquivos é acionado. Tudo isso acontece em segundos, sem o cliente perceber.

Origem do termo “na nuvem”

O termo computação em nuvem (do inglês cloud computing) vem da maneira que os profissionais de TI e Telecomunicações costumam se referir às estruturas que não têm muito controle. Ou seja, aquelas estruturas que ficam na responsabilidade de outras empresas em manter em funcionamento, sem que eles tenham que tomar conta.

Para os usuários de sistemas de armazenamento na nuvem, os servidores estão em algum lugar onde eles não têm total controle e que é de responsabilidade de uma empresa contratada em mantê-lo no ar, sempre acessível e em segurança.

Por que armazenamento na nuvem vale a pena

Seja na vida pessoal ou onde você trabalha, o que não faltam são bons motivos pra você começar já a guardar seu arquivos na nuvem. Listamos abaixo 8 razões matadoras para você convencer a si mesmo e a sua equipe aí na empresa a usar esse serviço:

1. Mais espaço livre graças à nuvem

Imagine seus dispositivos abarrotados de arquivo, seja seu computador, notebook, tablet ou smartphone, você acaba perdendo a produtividade devido a lentidão. E cá entre nós, a gente vive adiando resolver o problema com o famoso “a memória tá carregada, preciso fazer uma limpeza”.

Com o armazenamento na nuvem, o acúmulo de arquivos deixa de ser prejudicial para a velocidade, pois todos os dados estão armazenados num servidor remoto, sem interferir na performance dos dispositivos usados pelos funcionários.

2. Aplicativos móveis podem acessar a nuvem

Os melhores sistemas de armazenamento na nuvem oferecem um app para smartphone e tablet. Para tanto, é preciso estar conectado à internet, pois os arquivos não estão na memória do celular.

A grande vantagem é poder acessar os aquivos de qualquer lugar. Imagine, por exemplo, acessar seus documentos numa visita ao cliente, num dia de trabalho home office ou numa viagem de negócios, sem precisar depender de terceiros pra te enviar um arquivo por e-mail.

3. É mais fácil compartilhar arquivos na nuvem

O compartilhamento de arquivos por e-mail pode ter inúmeras complicações, desde a perda da mensagem com o arquivos anexados ou confusão entre qual versão daquele arquivo é a mais recente e atualizada, muito comum em casos de planilhas, contratos e apresentações de negócio.

NewAgent armazenamento na nuvem compartilhamento

Uma vez que se guarde os arquivos na nuvem, é possível fazer o compartilhamento deles independentemente da localização geográfica das pessoas e sem usar e-mail para isso, eliminando o problema de perdas e acessos a versões desatualizadas.

4. A nuvem permite colaboração simultânea

Embora editar o mesmo arquivo (planilha, documento e apresentação) por dois usuários ao mesmo tempo não seja uma funcionalidade presente em todos os serviços de cloud, vale citar que ele existe.

Os mais famosos são o Google Drive e OneDrive da Microsoft que permitem dois usuários em diferentes computadores editar a mesma planilha, por exemplo, simultaneamente mostrando os resultados das edições em tempo real na tela de cada uma. O sistema inclusive gera um histórico de alterações feita por cada usuário.

5. A nuvem não exige instalação de softwares

Dependendo do serviço de armazenamento na nuvem que sua empresa decidir utilizar, ela poderá se beneficiar de muitos outros softwares online que também que se integram a ele e também dispensam instalação.

O Google Drive, por exemplo, possui milhares de integrações com software de CRM, ERP, gerenciador de tarefas, ferramenta de comunicação interna, etc. Todos eles funcionam online (através do navegador), facilitando ainda mais a vida de quem tem a tecnologia como aliada para o trabalho.

6. A nuvem funciona em qualquer sistema operacional

Outra vantagem de se guardar tudo num bom sistema de armazenamento na nuvem, é que não existem problemas de compatibilidade relacionados aos sistemas operacionais do mercado.

Independente se na empresa tiver usuários de Windows, Linux ou Mac, a nuvem estará acessível a todos sem complicações, melhorando ainda mais o trabalho conjunto de pessoas de diferentes tribos.

7. A nuvem ajuda a economizar

Para empresas que já se utilizam de um servidor próprio — aquelas que possuem os equipamentos internos para guardar os dados da organização — , optar pela nuvem pode ser muito mais econômico devido ao custo para manter tudo isso.

NewAgent armazenamento na nuvem servidores

Uma vez contratada, a nuvem permite a redução das contas de manutenção de hardware, de compra de softwares para controle de acesso e a hora de trabalho de uma equipe dedicada exclusivamente a esse fim.

8. A hospedagem na nuvem é uma das mais seguras

Como dito anteriormente, os melhores serviços de hospedagem na nuvem guardam os arquivos da empresa contratante em duplicidade, garantindo ainda mais integridade a eles.

Outro fator de muitíssima importância é a criptografia dos dados. Isto é, os dados são “quebrados” e guardados em partes diferentes do servidor, depois são “montados” apenas quando um usuário devidamente autorizado solicita o acesso, evitando que hackers consigam fazer a leitura deles numa invasão no servidor.

Serviços de armazenamento na nuvem mais conhecidos

Você pode dar uma olhadinha nas empresas mais conhecidas que oferecem armazenamento na nuvem. A maioria delas oferece uma quantidade de espaço gratuito para que você ou sua empresa possam experimentar. Confira a lista em ordem alfabética:

Amazon Cloud Drive

Amazon Drive é o serviço de armazenamento na nuvem da Amazon que disponibiliza 5 GB gratuitos para upload de documentos, fotos e vídeos. Para mais espaço é necessário a contratação do serviço.

Dropbox

O Dropbox, usado por mais de 25 milhões de usuários, oferece 2 GB gratuitos e pacotes a partir de 1 TB. Alguns dos pacotes são indicados para usuários individuais e outros para equipes.

Google Drive

O Google Drive é o serviço de armazenamento de arquivos na nuvem oficial do Google. Ele oferece 15 GB gratuitos junto ao serviço Google Docs, que permite a edição online de documentos, planilhas, apresentações e formulário. Para contas empresariais é preciso contratar o serviço.

iCloud

O iCloud é o serviço da Apple para usuários dos produtos (iPod Touch, iPhone, iPad, iMac, Macbook). Ele oferece 5 GB gratuitos e a utilização de aplicativos de edição de documento, planilha e apresentação online, que podem ser acessados tanto em dispositivos Apple quanto no Windows.

OneDrive

O OneDrive pertence a Microsoft e oferece 5 GB gratuitos. Porém, para utilizar o serviço Office 365, que permite a edição de documentos, planilhas, apresentações online, é necessário a contratação de um plano.

--

--