Como fazer suas ideias acontecerem

As pessoas têm isights incríveis todos os dias, porém, poucos seguem adiante, sendo que hábitos simples poderiam fazer as ideias acontecerem.

Equipe Hubblefy
Um novo jeito de se comunicar
3 min readFeb 12, 2016

--

Nós somos seres criativos. Fato. Temos inúmeras ideias incríveis durante nossas vidas, porém, por falta de tempo ou até mesmo por falta de fé, muitas delas não saem do papel ou ficam só em nossas cabeças.

Pode ser a ideia de um novo mercado a ser explorado, um novo produto/serviço, um processo interno em que todos ganharão tempo ou solução para um problema financeiro, enfim, uma infinidade de insights.

Mas como se tornar uma máquina de gerar soluções? De maneira geral todos somos capazes de produzir coisas novas. Uns mais, outros menos. Mas podemos te dar algumas dicas de como aproveitar cada ideia que venha a sua mente, independentemente da frequência:

Anote

Algumas ideias nos surgem com mais força que outras. Por exemplo: passam dias e ela fica aí martelando. A cada hora vem algo a mais. Anote tudo. Sempre! Quanto mais detalhes você registrar, mais fácil será visualizar a aplicação daquilo em que você está pensando.

Releia

De nada adianta se você anotar e guardar num bloco de notas onde não costuma acessar. Periodicamente você precisa reler a fim de que ela não fique perdida em pastas ou e-mails — aqueles que as pessoas costumam enviar para si mesmas. Assim, você mantem sua ideia e em constante evolução, conforme você a analisa com o passar dos dias.

Compartilhe

“Será que divido esta ideia com alguém?” Uma ideia sozinha não vale nada. Peça um feedback de seus colegas de trabalho. Melhor ainda se forem de áreas diferentes da sua, pois, eventualmente, poderão agregar pontos de vista diferentes. Só tome cuidado para não parecer pretensioso demais. Apenas sonde a opinião daqueles com os quais se sente à vontade.

Reflita

Não seja precipitado em concluir se sua ideia poderá dar certo ou não. Após anotar e ter o feedback dos colegas, reflita com calma. Faça também algumas pesquisas para te ajudar a entender qual o melhor caminho para colocá-la em prática. Refletir sobre o assunto pode te render um novo insight.

Refine

Não se apegue demais à ideia inicial, é importante ser flexível e resiliente ao mesmo tempo. Saber adaptar uma ideia sem desistir dela. No mundo das startups isso se chama pivotar. Passe a limpo suas anotações e separe aquilo que é viável do inviável e comece o ciclo novamente: anote, releia, compartilhe, reflita e refine.

Está redondamente enganado quem pensa que empreendedorismo está relacionado apenas a empresários donos de seu próprio negócio. Cada vez mais no mundo, o espirito empreendedor está sendo estimulado dentro das grandes organizações. Você pode inovar aí no seu departamento, mesmo!

Para as grandes companhias sobreviverem, elas têm que inovar em todos os aspectos, esteja relacionado ao seu produto/serviço ou não. Todos temos algo dentro de nós relativo a empreender, ou seja, ter ideias, acreditar nelas, levar adiante, e não desistir, sabendo ajustá-la no momento certo.

Equipe NewAgent.

--

--