Intranet, um elefante branco no seu colo

Aquilo que parecia ser tão bonito e necessário no começo, acaba se tornando um elefante branco, isto é, um peso financeiro e produtivo.

Equipe Hubblefy
Um novo jeito de se comunicar
3 min readJul 29, 2016

--

Segundo consta, a expressão Elefante Branco vem de um costume na Tailândia de muito tempo atrás, onde o elefante branco era raríssimo e considerado sagrado. Quando encontrado, deveria ser imediatamente dado ao rei. Mas se, por alguma razão, quem deu o presente, desagradasse o rei, este o presenteava também com um desses raros animais.

A questão é que o presente não podia ser recusado, nem ser passado adiante, por ser um animal sagrado e um presente real. A obrigação era cuidar, alimentar e manter o pelo do animal sempre impecável — o que representava grande custo e trabalho constante, sem nenhum retorno ou utilidade prática.

Curiosidades gerais à parte, o que eu queria compartilhar com você é a comparação que enxerguei entre as memoráveis intranets e essa história do elefante branco. Quer ver como é muito parecido.

Normalmente, solicitam ao TI o desenvolvimento de uma intranet pra solucionar o problema de comunicação na empresa. O pessoal começa então a dedicar horas, dias, meses e até anos desenvolvendo a desejada intranet.

Uma vez terminada, ela é entregue normalmente aos departamentos de marketing ou RH, que por sua vez, não podem recusar o “presente” já que foram eles mesmos que solicitaram — mesmo que tenha sido há meses atrás.

Aí que a história do elefante branco dá o último encaixe. As pessoas em pouco tempo não acessam mais, só o RH ou marketing sabe o que tem lá dentro, que por sua vez começa a ter problemas pra cuidar da gestão do sistema e a comunicação começa a ficar deficiente, que era o problema que a intranet precisaria resolver.

Aquilo que parecia ser tão bonito e necessário no começo, acaba se tornando um peso financeiro e na produtividade da empresa, e o fim acaba sendo o sacrifício do “pobre animalzinho”.

Mas por que tantas empresas ainda querem uma intranet?

Porque elas não conhecem outra maneira nova pra resolver esse problema que ainda existe e vai continuar existindo em toda empresa: a comunicação. Hoje, nessa era da inovação, estão surgindo novas ferramentas infinitamente mais baratas, inteligentes e preparadas pra atrair a interação de qualquer tipo de funcionário e não apenas de um ou outro departamento.

Achei genial duas funcionalidades que vi, onde uma delas você dá um prazo de validade para aquela informação que está divulgando internamente e assim, não tem mais o problema de ficar com coisas velhas aparecendo para o pessoal.

Imagina só, por exemplo, a tabela de preços do mês vigente que você vai divulgar na intranet, quando chegar no dia 01 do mês seguinte ela sai do ar automaticamente, para evitar que o pessoal venda no preço antigo.

Uma outra funcionalidade que vi é a possibilidade dos usuários interagirem com aquela informação, comentando, favoritando ou até guardando pra ver de novo depois. Já que o pessoal desenvolveu esse hábito nas atuais redes sociais, por quê não aproveitar isso no software que a empresa vai usar?

Se você também acha que esse é o passo mais certo pra parar de jogar dinheiro fora e resolver de vez o problema de comunicação no trabalho, você e a NewAgent estão no mesmo time e enxergando a mesma chance de sucesso imediato e pro futuro. Agora se a intranet do começo do texto é o seu xodó, não se esqueça que tem que “cuidar, alimentar e manter o pelo do animal sempre impecável”.

Por equipe NewAgent.

--

--