O BIP da criatividade

Conheça 3 condições que você pode articular para a criatividade florescer aí no trabalho.

Equipe Hubblefy
Um novo jeito de se comunicar
3 min readMay 6, 2016

--

A criatividade não está restrita somente aos profissionais ligados a criação como, por exemplo, publicitários, arquitetos, jornalistas, escritores, etc. Mesmo aqueles de áreas mais tradicionais precisam — e frequentemente se usam — de ideias criativas.

A criatividade é acessível a todos, não escolhe classe social ou nível educacional. Basta existir um problema e lá está a oportunidade de resolvê-lo criativamente.

A criatividade é imprevisível. Não podemos dizer “amanhã terei uma ideia inovadora”. Não dá pra controlar ou prever. O que podemos fazer é estabelecer um ambiente propício a ela, mantendo condições favoráveis.

Estudioso do processo criativo, o empresário Roberto Menna Barreto, autor de Criatividade no trabalho e na vida, diz que as condições ideais para ser criativo é o BIP:

B = bom humor
I = irreverência
P = pressão

As chances de um insight criativo fora dessas três condições são mínimas. Isto é, manter o bom humor, ser irreverente e estar sob uma certa dose de pressão. E a boa notícia é que nós podemos manipular cada uma delas.

Bom humor

Segundo ele, são poucas as chances do pensamento criativo se não estivermos de bom humor. Estar de bom humor é “estar de boa”.

Rir, contar piadas, ver apenas o lado positivo da vida o tempo todo não é o único sinal de estar de bom humor. Pessoas aparentemente sérias, às vezes, com uma expressão mais fechada, não necessariamente estão de mau humor.

Porém, quando realmente sofremos por causa do trabalho ou vida pessoal, somos menos competentes para solucionar nossos problemas, pois num estado de espírito negativo não enxergamos os fatos com clareza.

Sem dúvida, estar de bem com vida nos faz lidar melhor com as adversidades.

Irreverência

Usar-se de irreverência é ser diferente daquilo que já foi estabelecido, desde que se tenha um propósito. Isto é, quando uma solução existente é perfeitamente aplicável a sua situação, use-a, senão, trabalhe para encontrar uma nova que te atenda.

Agora, se depois de muito estudo e pesquisa você não descobrir uma solução já conhecida, testada e comprovada e tão logo você desiste dizendo “não há nada que eu possa fazer a respeito”. Então você está perdendo a chance de ser irreverente.

Pressão

Estar sob pressão nos empurra em direção aos insights. Uma pressão saudável é uma forma de motivação para darmos o nosso melhor.

Desde que dentro da realidade, um prazo um pouco apertado, uma meta mais desafiadora, uma auditoria decisiva, uma oportunidade de destaque numa premiação importante, etc são bons exemplos de pressão oportuna.

Perceba que os exemplo acimas nada tem a ver com pressão do tipo terrorismo psicológico ou até mesmo assédio moral, que provocam ansiedade, angústia e afobação. Esse tipo de pressão só faz atrapalhar.

Ao articular a pressão benéfica , o bom humor e a irreverência, temos então as condições perfeitas para que os estalos criativos aconteçam.

Há inúmeros estudos sobre o tema a fim de mapear as variáveis que influenciam o processo criativo. O BIP é uma premissa para as boas ideias, ainda que não seja uma garantia.

Você tem algum macete que te leva a ter boa ideias? Conta pra gente nos comentários.

Equipe NewAgent.

--

--