O que é Scrum?

Ainda não sabe o que é Scrum? Trata-se de uma metodologia ágil que tem conquistado diversas áreas dentro das empresas.

Equipe Hubblefy
Um novo jeito de se comunicar
4 min readSep 9, 2016

--

O que é Scrum? Simples. Uma metodologia ágil de gestão de projetos, geralmente utilizada na área de desenvolvimento de software, porém, pode muito bem ser aplicada em outras áreas, como marketing e engenharia, por exemplo. E assim tem acontecido, o Scrum tem se tornado popular em muitas áreas dentro das empresas.

Nesta metodologia, o gerente e sua equipe assumem determinados papéis e seguem algumas regras para melhor definir os objetivos de projetos e cumprir os prazos estabelecidos neles.

O Scrum se dá sobre rodadas de sprints que são fases de planejamento, desenvolvimento e revisão de um projeto ou de uma etapa de um projeto maior.

Scrum team

Product Owner (PO)

Ele é o responsável pelo projeto, instruindo a equipe e definindo quais requisitos precisam ser entregues. O Product Owner atua sempre visando os interesses dos clientes ou usuários do produto em questão.

Scrum Master:

É aquele que faz a ponte entre o PO e o restante da equipe, organizando as reuniões, requisitos e as tarefas em andamento. O Scrum Master também se encarrega do cumprimento correto das fases do Scrum a fim de garantir a entrega do projeto dentro do prazo e atendendo os requisitos do PO.

Development team

É o time de desenvolvimento, aqueles que trabalham no desenvolvimento do projeto.

O que é uma sprint

Uma sprint pode ser entendida como uma rodada de planejamento, desenvolvimento e revisão de um projeto — ou parte dele.

Uma sprint tem um tempo determinado que, de acordo com o projeto em questão, pode levar duas ou quatro semanas de trabalho. Neste período, um rito precisa ser seguido através das seguintes fases:

Sprint planning

Nesta fase o PO, Scrum Master e o time de desenvolvimento se reúnem para planejar a execução da sprint, baseada nos requisitos apresentados pelo PO. Tais requisitos são escritos em forma de estórias, que são apresentadas na reunião de sprint planning.

A partir das estórias, a equipe toma conhecimento do que precisa ser entregue e a partir de então pode mapear as tarefas em que precisarão trabalhar. A reunião pode durar no máximo 2h para sprints de duas semanas ou até 4h, no máximo, para sprints de quatro semanas.

Pontuação

Depois do sprint planning, a equipe junta-se ao Scrum Master — repare que o PO não participa desta fase — para dar pontuação às tarefas mapeadas. Tal pontuação serve para medir o tamanho do esforço e complexidade de cada tarefa.

Para tanto, usa-se uma técnica chamada Scrum Poker onde cada um da equipe possui cartas com uma sequência numérica. Eles então indicam o número que melhor representa o“tamanho” de cada tarefa.

Sempre há divergências entre os integrantes quanto ao número de cada tarefa, no entanto, através de negociação eles chegam a um consenso.

Desenvolvimento

É a fase em que a equipe executa as tarefas mapeadas. Vale lembrar que tarefas que não foram consideradas podem surgir. E o oposto também: a equipe se dá conta de que tarefas planejadas não são mais necessárias.

Daily meeting

São reuniões diárias com o Scrum Master e equipe, sua duração é de no máximo 15min e sua finalidade é acompanhar a execução das tarefas. Geralmente todos ficam de pé para que o daily meeting não ultrapasse o tempo determinado.

Sprint review

É a reunião de entrega daquilo que foi produzido, ela acontece depois das duas ou quatro semanas de desenvolvimento. No sprint review, o PO atesta o trabalho como “pronto” ou não, de acordo com os requisitos estabelecidos lá na fase de sprint planning. A reunião pode durar no máx. 2h para sprints de duas semanas ou no máx. de 4h para sprints de quatro semanas.

Sprint retrospective

É uma reunião de no máx. 3h com a finalidade de avaliar o desempenho da equipe durante a sprint que se encerra. As conclusões da sprint retrospective contribuem para a melhoria das sprints futuras. Nesta reunião é importante ter em mente perguntas do tipo “onde erramos?” e “o que podemos melhorar?”, visando sempre a otimização do tempo e esforços.

Fases do Scrum

Pronto! Agora você já sabe o que é Scrum. Lembrando que ele não ajuda só na execução dos projetos, mas também em suas definições, pois uma vez que a metodologia determina apenas duas janelas de tempo para trabalho, isto é, duas ou quatro semanas, o gestor tende a priorizar apenas requisitos relevantes e de maior ROI (retorno sobre o investimento) para ser desenvolvido pela equipe, direcionando os esforços para aquilo que realmente entrega valor para os clientes da empresa.

Aqui na NewAgent nós usamos o Scrum na área de desenvolvimento de produto há longa data. Mais recentemente o time de marketing aproveitou a metodologia no planejamento e execução de suas iniciativas. Deu muito certo! Vamos compartilhar essa experiência de Scrum aplicado à area de marketing num post futuro. Não perca.

Experimente e comece aplicando na sua área, depois compartilhe nos comentários como foi essa experiência.

Por equipe NewAgent.

--

--