O que acontece se você parar de pensar?

Como seria se você conseguisse para de pensar por um dia, ou seja, sem precisar pensar no que precisa fazer hoje?

Não ter qualquer rotina na cabeça e passar um dia em que a mente fique livre de qualquer pensamento pode soar impossível, mas não é. Quantas vezes, depois de um dia normal, você se deitou na cama pra dormir e ficou virando de um lado para o outro, sem conseguir parar de pensar em tudo que aconteceu naquele dia e nas tarefas do dia seguinte? Para alguns, quando o Fantástico acaba é como se a segunda-feira já tivesse começado. Mas, será que um uso saudável da tecnologia existente a nossa volta pode ajudar nesse dilema?

Nossa rotina de trabalho faz com que o cérebro esteja sempre em alerta pra não esquecermos de nada, anteciparmos decisões que precisamos tomar e até mesmo tentar prever o que vai acontecer se tomarmos tal atitude. O que não conseguimos perceber muitas vezes é que, assim como um músculo do corpo, é necessário darmos um descanso para o nosso cérebro livrando ele de qualquer pensamento e deixando a cabeça com espaço vago. Parece simples, mas tente fazer isso por 10 minutos e veja se consegue. É uma tarefa tão difícil que existem atividades específicas com o propósito de livrar a mente dos pensamentos, como é o caso da yoga, da meditação e do mindfulness. Você sabia que podemos meditar em qualquer lugar? Pois pra meditar não é necessário fechar os olhos ou ficar entoando mantras, como você pode estar imaginando. Qualquer atividade que te ajude a livrar sua mente de qualquer pensamento por alguns minutos já é uma forma de meditação.

Em razão da crescente busca por qualidade de vida, atualmente há inúmeros apps que podem te auxiliar na tarefa de manter a mente vazia e com isso melhorar o foco, a concentração e consequentemente a produtividade. Mas e na esfera corporativa, existe algum aliado nessa tarefa? Imagine guardar todo o conhecimento produzido em um único lugar, que nos possibilite ter a mesma riqueza de detalhes e, melhor ainda, podendo encontrá-lo com alguma palavra sobre o assunto e pronto, tal qual acontece na nossa mente. Isso já existe e tem como nome enterprise-BRAIN®. Usando softwares que utilizam deste conceito, você livra sua cabeça e consegue guardar esse conhecimento e recuperá-lo sempre que precisar. Além de liberar espaço pra novos assuntos que tenha que pensar.

Esse artigo é apenas pra que você reflita sobre as alternativas pra você descansar sua mente e usar ela pra guardar experiências e memórias que vão servir pra sua evolução pessoal. Aquilo que for do dia a dia, guarde com o enterprise-BRAIN®.


Equipe NewAgent.