OKR: você já ouviu falar dessa sigla?

Eu usei OKR, vi resultado e me tirou aquela sensação de “meu dia não rendeu nada”.

Equipe Hubblefy
Um novo jeito de se comunicar
4 min readJun 30, 2016

--

OKR é a abreviação do termo em inglês Objectives and Key Results e foi criado originalmente pela empresa Intel. Também foi adotado pelo Google em 1999 quando tinha 40 pessoas e é usado até hoje com mais de 60 mil. Ou seja, é aplicável tanto para pequenas empresas quanto para grandes corporações.

Metas. É disso que se trata. Porém, por muito tempo eu pensei que essa palavra fizesse mais sentido para quem trabalhava com vendas, mas recentemente descobri que não é bem assim.

Sempre busquei conhecer técnicas para manter o foco no trabalho durante o dia todo: listas diárias de tarefas, SCRUM, Pomodoro, Kanbans, apps, e outros, tudo pra que meu dia rendesse o máximo, mas mesmo assim, às vezes, saía com aquela sensação de “não sei porque, mas hoje não foi um dia produtivo”. Após algumas pesquisas, descobri que estava faltando medição daquilo que eu fazia diariamente, semanalmente e até mensalmente.

Fui atrás de conteúdos na internet e entre eles, encontrei um vídeo de uma palestra com o José Papo, que é o Gerente de relações com startups e devs do Google Brasil, explicando como usar e quais os benefícios. Estudei também outras apresentações no SlideShare e logo me senti apto a usar OKR’s aqui na nossa startup.

Vamos lá! Por onde começar? Vou resumir em um passo a passo o que aprendemos e como usamos:

1. Objetivos e Resultados-chave:

No primeiro você deve pensar de forma qualitativa, com uma dose de desafio, simples e curtos, para todos lembrarem sempre. Já no segundo, você deve pensar de forma quantitativa, ou seja, números para alcançar naquele curto espaço de tempo. Por isso, liste no máximo 4 objetivos e até 4 resultados-chave para cada um. Veja um exemplo nosso:

Objetivo: aumentar o engajamento dos usuários com a ferramenta.

Resultados-chave: realizar 2 webinars com exemplos de uso; entrar em contato com 100% dos clientes para oferecer upgrade.

Fonte: Apresentação Astella

2. De cima pra baixo

Tudo começa dos objetivos que a empresa estabelece para o ano e, por consequência, os resultados-chave que quer atingir. Sabendo disso, fica claro que, antes de tudo, a empresa tem que ter a cultura de deixar transparente onde quer chegar e com quais números, para que todos saibam a direção que estão remando. Como um efeito cascata, os resultados-chave da empresa viram os objetivos das áreas e os resultados-chave das áreas, viram os objetivos dos indivíduos.

3. Tudo tem início e fim

Cada um tem seu tempo para medir se você alcançou os resultados. Nos lugares que pesquisei, se sua empresa é média, o padrão é atingir os objetivos individuais mensalmente, os das áreas seria trimestralmente e os da empresa, anualmente. Aqui, por sermos uma equipe mais enxuta, adequamos a medição dos resultados individuais para 1 vez por semana e a das áreas para mensalmente. Até agora, está dando certo.

4. 60% e 70% é normal

Se no final desses períodos que listei acima, você não atingiu 100% dos seus objetivos, está muito bom. Estranho, né? Mas como o OKR incentiva você a pensar de maneira objetiva, de curto prazo, focado em resultados-chave e com uma dose de desafio (ou seja, não são metas fraquinhas nem missões impossíveis), então é aceitável que você não alcançará 100% em tudo, mas se atingir este mínimo de 60% já estará acima das expectativas.

Vou confessar que na minha primeira semana não consegui atingir 50%, mas como a avaliação era semanal, isso serviu pra mostrar o quanto eu ainda perdia o foco em outras atividades que não me ajudavam a alcançar meus resultados. Hoje já estou próximo dos 60%. Para ajudar faz o download desse template aqui.

A melhor parte

O que mais gostei com algumas semanas usando o OKR, é que consigo ver em números como foi meu dia/semana/mês, se estou longe ou perto do que queria atingir e, principalmente, que agora existe na cultura da empresa o hábito da transparência de todos os departamentos, uma vez que ela deixa evidente a distância que temos pra percorrer e que cada um pode estabelecer suas próprias metas, mas sempre pensando como elas vão refletir nesse norte principal.

Não pense muito… comece e comente aqui quais foram as suas primeiras impressões.

--

--