Os 5 Porquês te levam à causa-raiz dos seus problemas

A técnica dos 5 Porquês te leva a investigar a real causa de um problema, evitando a reincidência do mesmo.

Equipe Hubblefy
Um novo jeito de se comunicar
3 min readSep 27, 2016

--

Se você já teve que responder a uma criança que perguntava algo como “Por que os passarinhos voam?”, e continuava perguntando “Por quê?”, então você está ligeiramente familiarizado com a técnica dos 5 Porquês.

Desenvolvida por Taicchii Ohno, idealizador do Sistema Toyota de Produção, ela consiste basicamente num método investigativo por meio da pergunta “Por quê?” repetida cinco vezes. Isto é, para cada resposta formula-se a pergunta em seguida. Vamos a um exemplo prático:

  1. Por que as vendas nos dispositivos iOS não aconteceram? — Porque a página de “fechar pedido” não carregava.
  2. Por que a página não carregava? — Porque a página possuía código incompatível com sistema iOS.
  3. Por que a página possuía incompatibilidade? — Porque o página foi adaptada do sistema Android.
  4. Por que o página foi adaptada do sistema Android? — Porque inicialmente nosso desenvolvimento se deu apenas para sistema Android
  5. Por que inicialmente apenas para sistema Android? — Por que não possuíamos um programador para iOS.

Por mais que possa parecer simples, a técnica dos 5 Porquês requer disciplina para resistir aos impulsos de simplesmente resolver o problema imediato que, no exemplo anterior, seria arrumar o código da página “fechar pedido” e ignorar todo o restante. Imagine quantas páginas do aplicativo poderiam apresentar erros em atualizações futuras se a equipe continuasse sem um programador para iOS.

É uma técnica poderosa, pois ela permite não apenas apagar o incêndio e seguir com o barco, mas também sanar a dor inicial e seguir para a causa central. Dificilmente, no exemplo citado, incompatibilidades de código acontecerão se um bom programador iOS for contratado. Os 5 Porquês permitem que encaremos questões maiores e mais desconfortáveis.

Ao insistir em perguntar “Por quê?”, nos forçamos a chegar a verdadeira causa do problema. Geralmente tendemos a relacionar um problema a uma falha técnica como “código incompatível”, quando o problema maior — e mais desconfortável — era gerencial, “não possuíamos um programador para iOS”.

newagent-os-5-porques-2

Encontre o problema e não culpados

Ao mesmo tempo, é preciso tomar um certo cuidado para que a técnica dos 5 Porquês não se torne uma caça aos culpados. As pessoas, quando frustradas com o andamento das coisas no trabalho, podem tentar usar a técnica como arma para apontar o dedo a seus desafetos na empresa. O objetivo não é encontrar culpados, mas sim o problema central e resolvê-lo.

É muito importante que a técnica dos 5 Porquês esteja na cultura de toda a equipe ou empresa, a fim de que todos contribuam para a melhoria dos processos, principalmente se forem interdepartamentais.

Vale lembrar que toda a informação deve ser baseada em dados e não apenas em suposições. Assim como num trabalho investigativo, a técnica precisa ser aplicada com isenção dos envolvidos e com as provas que possam levar aonde o problema maior está e resolvê-lo.

Por equipe NewAgent.

--

--