Só brainstorming não resolve

Ainda que disseminada em todo o mundo, a técnica de brainstorming precisa de ações posteriores para solucionar problemas.

Equipe Hubblefy
Um novo jeito de se comunicar
2 min readDec 11, 2015

--

Ela consiste num grupo de pessoas reunidas diante de um problema específico que apresentam, de maneira criativa, inúmeras soluções aparentemente possíveis que lhes venham à mente, sem julgar uns aos outros. O processo evolui e as ideias ruins e medianas são excluídas, dando lugar às boas.

Devido à rotina acelerada que levamos, as soluções apresentadas podem ser esquecidas no flipchart, num caderno qualquer, na caixa de entrada, na conversa não anotada ou apenas na cabeça das pessoas integrantes do brainstorming.

Para evitar que o mesmo ocorra com sua equipe, reunimos algumas dicas de como fazer acontecer as ideias do brainstroming:

Qual é o problema, afinal?

Quando você perceber que um problema está pedindo uma sessão de brainstorming, registre e compartilhe-o, convidando os envolvidos. Nossa sugestão é criar um post na NewAgent para que no campo de comentários, os participantes já possam fazer as sugestões. Assim, todos vão para o encontro sabendo dos detalhes e o desvio de foco durante a dinâmica é evitado.

Peneire, mas não descarte

Aqui nos referimos às boas ideias originadas. Isto é, aquelas sugestões que de início pareciam ruins evoluíram e agora se tornaram interessantes. Sugerimos não excluir aquelas ideias que foram consideradas inadequadas, pois o que é inviável hoje pode ser perfeitamente aplicável amanhã.

Registre tudo!

Lembra daquele post criado antes da reunião? Registre tudo lá. Acrescente fotos dos charts que fizerem, o plano de ações, anotações, etc. Assim os participantes conseguirão encontrar em segundos os frutos dessa sessão e acompanhar o desenrolar dos assuntos, sem precisar de e-mails pra isso.

Mãos à obra

Após finalizar o brainstorming, o problema não necessariamente estará resolvido. Consequentemente, a solução encontrada deve sair viva da reunião. É preciso objetividade e praticidade, identificando quais serão as pendências, prazos e os responsáveis pela concretização daquilo que foi proposto no plano de ação.

Uma ideia pode soar muito bem num discurso, mas é a execução que provará sua efetividade. Ainda que ela seja genial, se nada for feito, você certamente terá perdido seu tempo e de sua equipe.

Você tem alguma outra dica? Compartilhe conosco nos comentários.

Equipe NewAgent.

--

--