Tive uma grande ideia, e agora o que faço?

“Putz, que ideia maravilhosa! Por que será que ninguém pensou nisso antes? Deixa eu anotar aqui no meu smartphone para não esquecê-la.

Equipe Hubblefy
Um novo jeito de se comunicar
3 min readJan 11, 2014

--

Passam-se dias e a ideia fica aqui martelando. Cada hora vem algo a mais, e estou tentando anotar tudo que passa pela minha cabeça.

Será que divido esta ideia com alguém, ou será que devo pensar melhor no assunto sozinho? Se dividir com alguém será que vão roubá-la de mim? Assisti uma palestra uma vez dizendo que a ideia sozinha não vale nada. Tem que construí-la e executá-la para se tornar algo realmente válido. Então vou dividi-la com alguns amigos de confiança pra ver no que dá.

Então reúno três amigos para um drink, e apresento a ideia. Percebo que deveria ter me preparado melhor, com alguns slides traduzindo minhas anotações e aquilo que tá em minha cabeça. Um deles acha a ideia maravilhosa, os outros dois ficam meio em cima do muro, achando que será meio impossível levar adiante e transformar em um negócio. Por fim, naquela noite acabamos avançando nos drinks e só um de meus amigos é que estaria disposto a me apoiar.

Fui pra casa, e fiquei remoendo as ideias antes de dormir. Porque será que não consegui despertar a atenção de dois dos meus amigos. Acordei no dia seguinte, e me sentia estranho, parecendo que era melhor abafar aquilo que me pareceu uma grande ideia inovadora, pois só tinha conseguido 1/3 da atenção dos meus amigos.”

Esta estória retrata um exemplo do nascimento de uma grande ideia.

Muitas vezes a ideia para por aí. Quando não se obtém eco no ambiente em que você está, acaba não se tendo o entusiasmo para leva-la adiante. É aí que você avalia se tem perfil de empreendedor ou não. Cada vez mais no mundo, o empreendedorismo está sendo estimulado. Mas será que está no seu DNA estas características para empreender? A resposta é sim. Todos temos algo dentro de nós relativo a empreender, ou seja, ter ideias, acreditar nelas, levar adiante, e não desistir, sabendo ajustá-la no momento certo.

Lições desta estorinha:

  • Escreva tudo desde o inicio e mantenha estas anotações ao seu alcance.
  • Releia periodicamente tudo que foi anotado para manter a ideia e os detalhes sempre vivos.
  • Reúna grupos de pessoas conhecidas para compartilhar a ideia, sem medo de que a tomem de você, e ouça atentamente todos os comentários anotando-os detalhadamente. Faça isso também com pessoas com experiências diferentes da sua para ampliar sua visão.
  • Volte para casa e reflita sobre tudo o que ouviu, e adicione às suas anotações originais. Aí já estará nascendo a sua primeira versão do plano de negócio, começando pelo detalhamento da ideia.
  • Periodicamente passe a limpo e mantenha todas as anotações vivas, ao seu alcance. Em breve, estas anotações serão a base de todo o seu futuro novo negócio.

--

--