ocê sofre do mal da improdutividade?

10 sintomas de que você é viciado em improdutividade aí no seu trabalho.

As razões que levam um profissional a ser enrolado, burocrático e inimigo da praticidade podem ser a cultura antiquada da empresa — formalidade excessiva — ou o perfil de cada pessoa mesmo.

Podemos citar três perfis mais comuns de “rodas presas”. Aquele com um medo exacerbado de errar, outro demasiadamente pessimista e o típico desinteressado que só se preocupa em parecer “competente”.

Se você sente que não consegue “fazer acontecer”, mascarar o problema não adianta, pois os seus colegas de trabalho sempre percebem quem realmente trabalha e quem fica patinando nas atividades do dia a dia.

Confira quais são os sintomas de uma pessoas improdutiva, este é o primeiro passo para sair do vício da improdutividade: ter consciência do problema.

1. E-mail, sua ferramenta favorita

Já que não costuma ser proativo, fica sempre esperando os problemas aparecerem via e-mail. E quando os problemas aparecem, encaminha o e-mail para dezenas de pessoas sem necessidade.

2. Escreve e fala como Machado de Assis

Nada contra Machado de Assis, mas ser excessivamente formal e prolixo só para exibir o domínio da Língua Portuguesa não é lá muito produtivo.
3. Centraliza as informações (territorialista)
Gosta de colegas que dependam e recorram a ele. Tenta sempre dificultar o trabalho dos outros para que tal dependência nunca acabe.

4. Gosta de ser um encosto

Em alguns casos pode ser o oposto de territorialista. Isto é, quando ele faz de tudo para ser dependente dos outros a fim de não seguir em frente com suas tarefas. Também conhecido como “o preguiçoso”.

5. Discursa feito um rei

Adora marcar e participar de reuniões com muitas pessoas, sempre discursa sobre alguma coisa, ainda que seu parecer seja desnecessário.

6. Tem Hora Extra como sobrenome

Como não consegue trabalhar de maneira eficiente, já se habituou a ficar até mais tarde.

7. Pensa que é o bombeiro da empresa

Nunca tem tempo para tentar algo novo, pois está sempre “apagando incêndios” (esta expressão é sempre usada por ele).

8. “Sem previsão”

Felizmente não trabalha com meteorologia, pois nunca tem previsão de nada. Isso por que uma pessoa improdutiva sempre estoura os prazos, então acaba optando por nem dar um.

9. Possui uma enciclopédia de desculpas

E a conhece de cor e salteado, visto que tem na ponta da língua as razões pelas quais descumpre os prazos.

10. É mal-humorado e reclamão

Com o tempo suas desculpas não colam mais, então começa a agir com grosseria e a reclamar de tudo a fim de ser mais convincente.


Equipe NewAgent.