A lei da Inércia e as eleições goianas

Palácio das Esmeraldas, sede do governo Goiano — Marsou Engenharia

A primeira lei de Newton diz que “Todo corpo permanece parado ou em movimento constante, a menos que uma força sob ele seja aplicada”. A eleição goiana vem obedecendo fielmente à lição do físico inglês.

Pesquisa O Popular/Serpes para o Governo de Goiás, divulgada em 26/8/2018, aponta o mesmo de sempre: Ronaldo Caiado (DEM) disparado com 40,3%, abrindo 30 pontos de vantagem sob o governador peessedebista José Eliton, candidato à reeleição, que aparece com 10,1, e sob o deputado federal Daniel Vilela do (P)MDB pontuando 9,2.

Desde a primeira rodada, ainda em abril deste ano, as primeiras posições não se alteram. Houve, é verdade, oscilação positiva de Daniel e Eliton, que subiram em média 4 pontos. Isso pode ser facilmente explicado pelo fator exposição. Quando o jogo começa, os nomes passam a ganhar amplitude nas cidades. Com os comitês políticos instalados, a contratação de cabos eleitorais e o apoio de prefeitos, as discussões políticas adentram as mesas de bares e dos restaurantes. O desconhecido, passa a ser conhecido.

O mais interessante é que o democrata Ronaldo Caiado não oscila mais que 1 ponto desde abril. Mais conhecido da população goiana, Caiado é senador desde 2014 e foi deputado federal por 5 mandatos, o que lhe põe na frente dos adversários. Além disso, sua pecha de ferrenho combatente da corrupção e do Partido dos Trabalhadores (PT), fez criar uma imagem consolidada da sua personalidade, para o bem e para o mal.

O que parece haver, numa leitura das pesquisas do O Popular, é uma solidificação dos votos do democrata. A variação positiva dos demais candidatos não altera a percentagem do senador. O resultado da pesquisa espontânea é outro indicativo da atual situação de Caiado. Ele tem 19%, contra 4,9 de Éliton e 1,9 de Vilela.

Mas a Lei de Newton é clara, a permanência do corpo cessa com uma força externa capaz de modificar seu movimento.

Mesmo que tenhamos 10 dias de campanha e pelo menos 3 meses de cobertura intensa das articulações eleitorais, a propaganda no Rádio e TV e os debates eleitorais ainda não começaram. Na quinta-feira, ou dia 31, inicia-se os blocos televisivos. Nesse quesito, José Eliton terá maioria do tempo, seguido de Vilela e com Caiado em terceiro, praticamente empatado com a petista Katia Maria (quarta colocada nas pesquisas).

Já os debates na TV e no Rádio goianos estrearão na terça-feira, dia 28, com o encontro dos candidatos na TV Brasil Central, canal público do Estado de Goiás.

Resta a próxima rodada Serpes/O Popular nos contar se a força aplicada pela TV e pelos debates será suficiente para abalar os imponentes 40% de Ronaldo Caiado.

NEW ORDER

Produção colaborativa de histórias e tendências para instigar você. Somos a primeira e maior publicação brasileira no Medium, vamos juntos?

Thanks to New Order - Redação

Bruno Henrique de Moura

Written by

Jornalista, estudante de direito e liberal. Foi repórter de política e direito econômico no JOTA. É coordenador jurídico e de comunicação do DCE-UnB.

NEW ORDER

NEW ORDER

Produção colaborativa de histórias e tendências para instigar você. Somos a primeira e maior publicação brasileira no Medium, vamos juntos?

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade