A Tia Explica: Dúvidas sobre trans, drags e afins

Trans? Drag? Aquendar?

Divulgação — Pabllo Vittar
“Oi, Mar! Que bom que você voltou… Sentimos sua falta.”

Ah, que bom ler isso, padawan…

Com toda a movimentação das eleições e de meu processo de retificação de registro civil, fiquei sem muito foco para escrever, realmente.

“Entendo, claro! Ah, tenho umas perguntas…”

Gosto assim, manda que a Tia explica…

“Eu entendo que há diferenças entre crossdresser, drag queen, mulher trans e travesti. Mas algumas pessoas me confundem! Pabllo Vittar, por exemplo, é drag queen ou crossdresser?”

Então… O básico em qualquer situação é tentar saber como a pessoa se define, se enxerga, se identifica. E Pabllo já deixou claro em diversas entrevistas que se define como homem (cis) gay.

Se é homem (cis), logicamente não pode ser mulher trans ou travesti, mesmo que seja vista a maior parte do tempo “montada(en femme) — o que nem é verdade.

Daí o terreno fica meio “espinhoso”, vou usar as palavras com muito cuidado…

Drag Queen é um termo que denota uma performance artística, que é o que Pabllo faz. Crossdresser é um termo que tem o sentido de alguém que, identificado com seu gênero designado ao nascer, encontra conforto em performar (sem conotação artística, antes social), em privado ou público, o gênero oposto no binário de gênero. Assim, podemos dizer que Pabllo é uma Drag Queen.

“Uau! Entendi… Mais uma. Uma pessoa conhecida perguntou o seguinte: ‘Trans que opera vira mulher?Trans que não opera ainda é homem? Ou só é trans se operar?’ — eu entendo que a pessoa estava perguntando de mulheres trans. Será que ela sabe que existem homens trans?”

Respondendo, pela ordem: seres humanos não viram nada - trans é apenas um adjetivo (mulher trans é mulher, homem trans é homem). Quanto à operação, faz cirurgia de redesignacao quem consegue e precisa/sente necessidade (cirurgia não é definição, é possível consequencia).

“Acho que essa explicação vai atender, rs. Tenho mais uma: ‘Quem usa aquenda é o quê?’ Eu sei, mas explica…”

Ué? Aquenda quem tem vontade…

Sério, aquendar (olha o Pajubá, aí) nesse contexto significa esconder (o genital). Travestis, mulheres trans, crossdressers, drag queens, atores caracterizados e qualquer um que por qualquer motivo queira ou precise ocultar o volume dos genitais, está aquendando. Ou seja, a resposta mais certa é: uma pessoa aquendando, rs.


Pessoas, esse não é para ser um texto exaustivo. É para ser bem direto e curto, como todo “A Tia Explica”. Algumas coisas vão faltar aprofundamento, e nesse caso, ou já tratei do tema ou irei tratar. Meus textos tendem a se construir sobre os anteriores.


As perguntas desse “A Tia Explica” vieram de respostas a um post de minha amiga Nat em uma rede social, sobre Pabllo Vittar estar na lista de indicadas de uma revista, para escolha da mulher mais sensual de 2018. Talvez “personalidade feminina” fosse mais apropriado, mas são lista e eleição popular já consagradas…

Enfim, meus agradecimentos à pessoa cujas perguntas inspiraram este texto, que pelo que sei, estava no hospital ao comentar, e desejo ótima saúde e sorte!