Ericka Moderno Rocha
Aug 12 · 2 min read

é sempre melhor se mover na contra corrente que esperar a vida acontecer sem a gente.

https://giphy.com/rebeccahendin

Na dúvida, eu vou lá e faço. Vou lá e provo. E mudo. E viajo. E largo tudo se me der na telha, recomeço, aprendo, me arrisco. Se eu tô na dúvida, tem alguma coisa errada. E se tá errado eu preciso me mover em direção a algum lado, ainda que seja o contrário, para descobrir os efeitos colaterais das minhas escolhas.

A gente não precisa ter a vida cheia de certezas, mas uma vida com muitas dúvidas é agoniante. Ficamos aprisionados nas possibilidades do que nunca vivemos, nos questionamos sobre tudo que não fizemos e quem seriamos, afinal, se tudo tivesse um dia sido, se tivesse ido, se tivesse feito.

Presos em eternos "e ses" que não voltam, que prendem, que sufocam.

Na dúvida eu sempre escolho o erro. Eu falho. Eu perco coisas pelo caminho, corro riscos, sofro. Mas pra mim, pior que fracassar nas escolhas é viver de um jeito morno. Onde a acomodação é a nossa pior inimiga, onde o conformismo nos impede de ser mais que ontem.

Na dúvida eu tiro a limpo. Encaro. Ainda que me lamente, ainda que eu me perca. Ainda que eu morra de medo. Nas dúvidas eu me descubro. Eu encontro meus limites, entendo os meus problemas. Eu nunca deixo que a dúvida passe por cima da minha vida, me atropele, me paralise.

Na dúvida eu me obrigo a tomar decisões.

A vida, afinal, é feita de escolhas constantes, é sobre lá e cá, preto ou branco. A gente não pode ser tudo, ter tudo, tentar de tudo, conquistar todas as coisas. Então, na dúvida, eu paro, pondero e vou adiante, mas eu vou. Pra qualquer lugar que seja.

Na dúvida sobre quem eu sou, sobre as coisas que eu gosto, os talentos que tenho, a carreira que eu escolhi… Eu escrevo. Na dúvida eu prefiro fazer algo a respeito do que me condicionar ao que não esta me agradando, ao que já me deixa entediada, ao que não vejo mais frutos, resultados, caminhos.

A dúvida sempre surge de uma imensidão de escolhas. E não fazer nada sobre elas é negligenciar nós mesmos.

NEW ORDER

Produção colaborativa de histórias e tendências para instigar você. Somos a primeira e maior publicação brasileira no Medium, vamos juntos?

Ericka Moderno Rocha

Written by

Jornalista, blogueira de várzea e designer. Atualmente, redatora publicitária ❤ Fala comigo! erickamr@gmail.com

NEW ORDER

NEW ORDER

Produção colaborativa de histórias e tendências para instigar você. Somos a primeira e maior publicação brasileira no Medium, vamos juntos?

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade