Tarsila, golden retriever, mas sua raça não a define, sua santidade sim. Ela é adotada, não foi comprada.

Bicho inspiracional

Ligue o modo pet-terapia período integral

Luli Sarraf
Jan 23, 2018 · 3 min read

Levei fechada de um carro no trânsito? Ao invés de xingar, penso que minha cachorra, que me ama, no meu lugar iria embora linda e rainha. Fui cuspida pela outra porta do metrô no horário de pico? Minha cachorra diva daria a volta e entraria de novo de boa. O telemarketing me ligou? Minha cachorra abanaria o rabo pra pessoa que ligou mas não compraria nada.

Essa cachorra-deusa a quem me refiro é a Tarsila, ela tem 10 anos e me ensina uma paciência, generosidade e elevação da consciência que eu não consigo descrever. Seu jeito de me ensinar tem um protocolo de técnicas. O protocolo dela e as lições que ela me dá são só dela. Tenho outros 3 cachorros e, como de vez em quando trago uns bichos pra casa, temporariamente entro em conexão individual com diversos animais e cada um deles me ensina algo diferente, algo que me ensina de verdade e muda meu jeito de ver as coisas e também insights que iluminam decisões pontualmente. Só que para poder exemplificar bem o que estou tentando expressar quero falar da Tarsila por ela ser efetivamente elevada. Eu desejo que todo mundo que divide a vida com um animal desfrute desse tipo de conexão e aprendizado porque a vida melhora mesmo por causa deles.

Abaixo, o passo a passo do Método Tarsila de melhorar sua tutora:

1- me acolhe

Com seu jeito meigo ela lança pra mim um olhar compreensivo e encontra uma forma de me dizer que eu sou super legal e que ela me ama. Ela também me lembra de que está tudo bem se eu falhar mas que o que importa é fazer. Outro ponto é que se algo der errado ela nunca vai me amar nem um pouco menos e que o colo dela estará sempre disponível pra mim, assim como seu rabo que abana e me renova as energias.

2- confia em mim

A Tarsi não me coloca num pedestal como muitos animais fazem com seus tutores, mas ela me deixa claro que eu estou na liderança por eu ser da espécie dominante e que ela não pode fazer meu trabalho por mim, entretanto, ela me diz que eu sou capaz

3- me ensina com exemplos

Ela é dona de uma paciência e generosidade notáveis. As atitudes dela são sempre elevadas. Ela se aproxima de outros animais com delicadeza, permite que eles se aproximem, se bem que se um chega chegando ela o coloca em seu lugar, sem violência porém com firmeza. Quando estou com hóspedes resgatados aqui em casa ela apresenta a casa pra eles, brinca, entretém. Nunca rejeita.

E falo que isso é um método pois ela o repete. Ela tem outras formas de comunicação e interação comigo, mas esses três passos são recorrentes. Nesses 10 anos de convivência com ela eu me tornei uma pessoa que costuma fazer a pergunta "o que a Tarsila faria?" , já no modo automático, e quando ouço a resposta com carinho, normalmente é a coisa certa a ser feita. Eu costumo falar que ela é uma cachorra santa e que provavelmente algum mentor meu está presente no corpinho de cachorro dela.

Se a gente der essa chance pro nosso animal, essa chance dele traduzir nossa intuição pra gente e de nos ensinar, na verdade essa chance pra gente mesmo, a história que teremos com ele será aquela marcada e mágica. Eu adoraria ver nos comentários as lições e métodos que seus animais usaram para te ensinar e o que ensinaram. Esses depoimentos podem abrir mentes que ainda não se conectaram com seus próprios animais e essa abertura pode mudar muita coisa pra melhor, pra todo mundo.


Amo animais, sou fundadora da Celebridade Vira-Lata, entidade que já castrou 10.000 animais carentes e realiza projetos educacionais sobre animais e amo estar na equipe da Redação TRENDR

NEW ORDER

Produção colaborativa de histórias e tendências para instigar você. Somos a primeira e maior publicação brasileira no Medium, vamos juntos?

Thanks to New Order - Redação

Luli Sarraf

Written by

Meu amor pelos animais me define

NEW ORDER

NEW ORDER

Produção colaborativa de histórias e tendências para instigar você. Somos a primeira e maior publicação brasileira no Medium, vamos juntos?

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade