Breakthrough Iniciatives: estamos preparados?

Estamos aqui. Em um planeta exótico, que por pouco não consegue nos abrigar. Uma imensidão azul, bastante evoluído, vida baseada em carbono, um planeta experiente e resistente depois de muito ‘apanhar’ de meteoros gigantes. Mas, só nós estamos aqui. Vida terrestre. Ou não? É justamente isso que Stephen Hawking, um dos maiores astrofísicos deste século, quer descobrir. Ele começou o Breakthrough Iniciatives, um conjunto de idéias para tentar encontrar vida em outros locais do cosmos, ver coisas ainda não vistas, nos comunicar na esperança de que algo nos ouça. Este projeto gigantesco promete mudar o mundo da Ciência — e o planeta Terra também, incluindo tudo o que eu e você sabemos.

O Breakthrough Iniciatives é composto de três idéias básicas: Listen, Starshot, Message. Apoiando esse mega projeto está Yuri Milner, empresário e investidor Russo, e Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. Juntos. Eles irão colocar as três idéias de Stephen Hawking em prática, correndo grandes riscos do físico não ver a realização dos projetos — Hawking já tem 74 anos e é portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que vem debilitando seu estado e saúde há bastante tempo.

Listen

O Breakthrough Listen é o maior programa de investigação científica destinado a encontrar vida além da Terra. O programa prevê um levantamento inicial de dados de um milhão de estrelas próximas do nosso planeta; também irá tentar detectar possíveis sinais de comunicação nas 100 galáxias mais próximas da nossa Via Láctea.

Para essa tarefa, serão usados instrumentos de ponta como enormes telescópios e softwares. Esses instrumentos são os mais poderosos do mundo para essa tarefa; os telescópios que serão utilizados (o Green Bank, o Metre Diameter Parkes e o Planet Finder) são cerca de 50 vezes mais sensíveis do que os primeiros telescópios dedicados a procurar vida fora da Terra.

Starshot

O Breakthrough Starshot foi anunciado recente mente e é um programa de exploração estrelar. O programa visa a construção de uma micro sonda com uma enorme vela solar. Tal qual um barco a vela, essa vela irá levar a micro sonda que está equipada para explorar e fazer imagem da estrela mais próxima da Terra, Alpha Centauri.

A vela será empurrada por feixes de lazer emitidos da Terra e demorará 20 anos para chegar ao seu destino. Porém, ainda não há data prevista para o lançamento da micro sonda com a sua vela, porém, o projeto é bastante possível e trará resultados incríveis.

Message

Se você pudesse mandar uma mensagem para qualquer tipo de vida fora da Terra, o que você diria? É sério, pode soltar a imaginação: o Breakthroug Messege vai dar um milhão de dólares para quem faezr a melhor mensagem para vida alienígena — caso ela seja encontrada.

A mensagem, entretanto, deve ser bastante complexa. Precisa englobar métodos para que o tipo de vida consiga nos entender. A primeira vista, o Breakthrough Iniciatives ainda não tem uma maneira de mandar essa mensagem, mas a preocupação de como escrever é bastante evidente. Mais detalhes sobre o concurso saem, muito possivelmente, até o final de 2016.

https://breakthroughinitiatives.org/

Like what you read? Give Yara Laiz Souza a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.