Campeonato Brasileiro

Acabou o 1º turno

E agora?


Pois é, amigos. O 1º turno do campeonato brasileiro acabou.

Depois de 19 rodadas, a tabela ficou assim:

Os quatro times melhores classificados têm vaga na Libertadores, o campeonato sul-americano de futebol — GloboEsporte.com

Corinthians — 40 pontos — líder do campeonato

Atlético Mineiro— 36 pontos — 2º colocado

Grêmio — 36 pontos — 3º colocado (+12 de saldo, enquanto o Galo tem +15. Por isso, o time de MG está a frente na tabela)

Fluminense — 4º colocado

O G4 — por enquanto — ficou assim. Com o Corinthians muito bem. O time da capital paulista tem 12 vitórias, 4 empates e apenas 3 derrotas. Já o segundo colocado, o Atlético Mineiro, tem derrapado na curva nas últimas rodadas. O time mineiro tem 11 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. Duas derrotas a mais que o Corinthians. O Grêmio vem surpreendendo com o Roger no comando, impressionante como esse time do Grêmio mudou comparando-se com a época em que Felipão ainda estava lá. E mudou para melhor. O time gaúcho vem com uma sequência excelente, coisa rara de acontecer em um campeonato tão disputado quanto é o brasileirão. O Grêmio tem 11 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. O 4º colocado, o último time do G4, o Fluminense, tem 10 vitórias, 3 empates e 6 derrotas.

Tem Z4? Tem Z4 sim. E vamos falar um pouco da parte de baixo da tabela, depois de 19 rodadas.

Os quatro últimos times da tabela na primeira fase. Estes são os candidatos da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro — GloboEsporte.com

17º: Goiás. O time goiano encabeça o Z4. Com apenas 4 vitórias, o time vem muito mal no campeonato. 7 empates e 8 derrotas. Tem ainda um 2º turno inteiro, mais 19 jogos para tentar reverter essa situação incômoda. Nenhum time, obviamente, quer ficar nessa situação.

18º: Coritiba. O coxa vem numa crescente. Ganhou os últimos dois jogos e pode ser que consiga sobreviver ao temido Z4.O time ainda tá procurando uma formação ideal, que Ney Franco, competente que é, vai achar nas próximas rodadas. Mas a tarefa é complicadíssima, sabemos. O coxa tem 4 vitórias, 6 empates e 9 derrotas.

19º: Joinville. Bem, aí que o negócio começa a ficar mais difícil. O Joinville até que ensaiou uma reação na penúltima rodada, ganhando do bicampeão brasileiro. Mas acabou perdendo para o Grêmio. E de virada. O time não tem uma crescente no campeonato, não consegue ter. Oscila muito. Cada rodada é muito preciosa para quem quer fugir da zona. Joinville vai ter muito trabalho para conseguir se manter na série A. O time de Santa Catarina tem 4 vitórias, 4 empates e impressionantes 11 derrotas.

20º. Vasco da Gama. Chegamos ao desesperado. Chegamos ao time que, creio eu, não tem mais chances de se manter na série A. Eu não vejo o Vasco tendo um poder de reação imediato. Contratações, sim, foram feitas. Mas não sei se serão eficientes para o restante do campeonato. Os dados são assustadores.

O clube cruz-maltino tem:

19 jogos.

Apenas 3 vitórias, em 19 rodadas.

4 empates.

12 derrotas.

O Vasco tem 13 pontos. O primeiro time da zona é o Goiás, que tem exatos 19 pontos. 6 pontos de diferença ao primeiro que encabeça o Z4. A tarefa é difícil pro Vasco, sabemos. Mas, se me permitem o clichê…

A esperança é — e tem que ser — a última que morre.