Fonte: Pixabay

Em um mundo acelerado, seu corpo não pode esperar

Conheça sobre as diferentes práticas desportivas e descubra qual se encaixa melhor em sua rotina.

Nosso tempo é precioso, vivemos um momento da humanidade onde cada vez estamos mais atarefados, ocupados e conectados. O desafio dessa geração é conciliar a vida pessoal com a vida profissional. Quando falamos sobre atividades esportivas, um dos motivos pelo qual as pessoas acabam não alcançando esse equilíbrio entre trabalho e exercícios é que elas não entendem qual a esporte elas deveriam praticar. Possuímos nossas particularidades, qualidades e limitações, sejam elas de tempo ou físicas. Portanto é necessário planejar e compreender de que forma e quanto tempo nós podemos nos exercitar. Neste artigo você irá entender um pouco mais sobre as diversas práticas desportivas e perceber qual delas se encaixa mais em seu rotina.

Benefícios da atividade física.

Falando um pouco mais cientificamente, quando realizamos exercícios físicos, nosso corpo libera uma serie de hormônios, dentre eles a endorfina, também conhecido como “hormônio da felicidade”. Estudos relevam que os efeitos da endorfina liberada durante uma atividade física são sentidos em até 2h após o termino da atividade, proporcionando para o atleta a sensação de bem-estar e alivio do stress. Tais benefícios são essenciais para profissionais que vivem uma rotina agitada. Outro benefício de se praticar atividades físicas regularmente é o aumento da disposição, isso significa a melhoria em diversas áreas da vida, dentre elas melhorar o rendimento no trabalho.

Tipos de atividades

Existem categorias de pratica desportiva, que vão desde uma leve caminhada até levantamento de duas vezes o peso do nosso corpo. Aqui iremos listar as atividades mais comuns e que podem ser encaixadas em qualquer tipo de rotina.

Exercícios Aeróbicos:

Esse tipo atividade costuma ser de média/longa duração e baixa intensidade (existem exceções) e são uma ótima alternativa para quem busca queimar gordura. Para iniciantes recomenda-se fazer caminhadas, exercício fácil e acessível de se fazer, pois respeita limitações do corpo. A corrida por sua vez exige um pouco mais do praticante em relação a caminhada, para correr é necessário um preparo físico e para se correr grandes distancias seu progresso é lento. Pedalar ajuda a tonificar a musculatura inferior do corpo, para sua prática é necessário que o atleta possua algum preparo físico e além da bicicleta, alguns equipamentos para sua proteção. A natação que surge como uma ótima opção para se desenvolver a resistência e aumentar nosso condicionamento físico, além de ser algo divertido de se praticar.

REPRODUÇÃO: PIXABAY

Exercícios Anaeróbicos

Os exercícios anaeróbicos ao contrário dos aeróbicos, são de alta intensidade e curta duração (de 20 a 40 min) seu público alvo são pessoas que buscam ter ganho de massa musculação, aumentar resistência e força. A forma mais popular de se praticar exercícios anaeróbicos seja o levantamento de peso, que podem ser entendidos em algumas subcategorias: musculação (ganho de massa), powerlifting (ganho de força) e crossfit (condicionamento físico e resistência). Os exercícios anaeróbicos possuem variações e podem ser realizados em casa. Calistenia é a variação que permite com que você faça exercício anaeróbicos usando o peso do seu corpo, como exemplo de exercício calistênicos podemos citar: flexões, barra, abdominais e uma infinidade de variações.

Alongamentos

Podemos categorizar também os alongamentos como uma forma de se exercitar. Ao se alongar você ajuda a circulação, aumenta sua flexibilidade e auxilia no relaxamento do seu corpo. Engana-se quem pensa que esse tipo de exercício é simples, existem diversas variações do alongamento. Um tipo de alongamento com aparelhos que esta em alta é o Pilates, os benefícios vão desde aumento na concentração até a tonificação da musculatura.

Concluindo..

A essa altura creio que você já teve um panorama geral sobre os tipos de pratica desportiva e já deve ter se identificado com alguns exercícios. Uma coisa é fato importa qual tipo de exercício você irá escolher: você precisa se colocar em movimento. Um dos maiores problemas que atinge atualmente a sociedade é a obesidade e nada melhor que se exercitar para combater esse mal, isso sem contar nos inúmeros benefícios que a prática de atividade física trás consigo para nossa vida cotidiana, agora existe mais desculpa para não praticar exercícios. Espero que tenha desfrutado do artigo. Para receber mais conteúdo como esse, deixe seu comentário nessa postagem e bora se exercitar.