Enfim, a temporada europeia de futebol vai começar!


As Séries B e C do Campeonato Brasileiro estão me levando para a torcida muito mais que a Série A, pois apresentam jogos mil vezes mais disputados e tem emoção maior. Mas quando a temporada Europeia começa, aí tudo muda. É como se você achasse um motivo para viver: Bundesliga, Premier League, La Liga…

Se nunca ouviu falar dos campeonatos que citei acima, vou-lhes explicar e também dar os meus pitacos:

Bundesliga: É o ampeonato alemão. Tem como principais times o Bayern e o Borussia Dortmund. Com certeza um dos melhores campeonatos na Europa. Ultimamente, o Bayern tem tido uma certa soberania no campeonato. Este tem 25 títulos da Bundesliga. O segundo maior campeão tem apenas 9 títulos, que é o Nuremberg. O Bayern domina a Bundesliga faz um bom tempo, o Borussia Dortmund até tentou roubar essa soberania com os títulos da Bundesliga em 2011 e 2012, mas não obteve uma sequência e o Bayern continuou dominando.

Pitacos: Creio que não haverá muitas surpresas para essa temporada 2015/16. Aposto no Bayern, assim como apostei na temporada anterior. Inclusive, apostei que iria ganhar a UCL também, mas o Barcelona acabou vencendo. Tirando o Bayern, um time que pode surpreender é o Wolfsburg. Tem um time de respeito, com De Bruyne e Das Bost liderando as ações. Pode conseguir uma vaga para a UCL. Depois, o Dortmund.

La Liga: É o campeonato espanhol. Tem como principais times o Real Madrid, Barcelona, Valência e Atlético de Madrid. Não é surpresa para ninguém a soberania de Barça e Real. São os maiores campeões na Espanha, seguido pelo Atlético de Madrid. Ambos nunca foram rebaixados, junto com o Athletic de Bilbao, que não sabe o que é jogar a segundona desde a sua fundação. Nos últimos anos, Barça, Real e Atleti estão dominando a La Liga. Sempre brigando por títulos e também brigando na UCL, vide o Barcelona que é o atual campeão. Dois times correm por fora, o Valência e o Athletic.

Pitacos: Bom, pra mim o Barça vence novamente a La Liga nessa temporada 15/2016. Não vejo o Real sendo vencedor com o Rafa Benitez. É um técnico, no máximo, mediano. Eu falaria que o Real teria uma chance maior pelo título se o Ancelotti tivesse permanecido. Mas, ao meu ver, o clube madrileño errou ao ter deixado o técnico italiano ir embora.

Premier League: É o campeonato inglês. Tem como principais times o Chelsea, Arsenal, Liverpool e Manchester United. Desses que citei acima, talvez a PL seja o campeonato mais disputado da Europa. Nível técnico não tão bom assim, mas é o campeonato que eu mais gosto de acompanhar. Manchester United, Manchester City, Arsenal, Liverpool e Chelsea são os clubes que sempre chegam como favoritos a ganhar o título. Chelsea é o atual campeão. Manchester United é o maior campeão, com um total de 20 títulos, seguido pelo Liverpool que tem 18 títulos. Esse último que não sabe o que é ganhar uma PL há anos.

Pitacos: bem equilibrado, admito que não tenho um favorito ao título. Talvez o United tenha mais chances nessa temporada 2015/16. Fez contratações importantes, como a do alemão Schweinsteiger, excelente jogador. Mas ainda tem o Arsenal, de Sanchez. Tem o Liverpool, de Philippe Coutinho, porém sem o seu grande capitão, Gerrard. E também o atual campeão, Chelsea, que tem um time bem arrumado e que não mudou muito comparando-se com a temporada anterior. O City corre pelas beiradas. Aposta muito em Aguero, que é um atacante rápido e matador. Aposta também na contratação mais cara do clube para essa temporada, que é o Sterling. Gosto bastante dele, é um jogador rápido. Precisa de uma sequência.

Então, é isso. O jeito é esperar e assistir aos jogos, porque realmente vale a pena. Vou acompanhar esses três campeonatos que citei e tomara que eu acerte nos pitacos.

Até mais!